fbpx

13 benefícios da Massagem para o Corpo e Mente – Spa Masculino

Massagens sempre tiveram um apelo muito grande com o público. É considerado o ápice do relaxamento e um momento de libertação do dia a dia. Mas tem um detalhe curioso aí: apesar de muita gente saber disso, e até alguns de seus benefícios, a procura é até menor do que deveria. O que é uma pena, pois os benefícios da massagem para o corpo e para a mente são incríveis.

Quer dizer, você até tem uma noção disso, tem certeza na verdade, mas não sabe o quanto profundamente. Ou talvez… Não leve tanto a sério. É normal, meu amigo: talvez aquela sauna ou um ofurô lhe sejam suficientes, mas assim como essas técnicas oferecem benefícios diferentes, a massagem também o faz.

E não, não é apenas por não tomar um banho quente. Vamos te mostrar, com todos os detalhes, como.

O que caracteriza uma massagem?

Basicamente, qualquer técnica de manipulação de pontos específicos da pele e dos músculos pode ser considerada uma massagem. Desde as técnicas mais tradicionais, até opções mais diferenciadas como a acupuntura, podem ser consideradas massagens. E nesse aspecto, não a importa a intensidade da pressão: a ideia é mais atender necessidades específicas dos músculos, tendões e ligamentos em geral.

Massagens, de forma geral, não funcionam exatamente para relaxar. Claro que eles possuem esse efeito devido a aplicação das técnicas, mas elas possuem outras especificações de acordo com suas abordagens, sendo a principal delas os cuidados de doenças e quadros de saúde que precisam de um tratamento mais intensivo. De certa forma, a massagem também entra como uma forma complementar de fisioterapia.

À longo prazo, as massagens são responsáveis por tratar uma série de doenças, como fibroses, artrites, transtornos alimentares, além de amenizar casos de diabetes e dermatites. É bom ressaltar que eles não resolvem por completo, mas funcionam como uma maneira excelente de tranquilizar o corpo.

Quanto a esses quadros de saúde, eles não se limitam apenas ao corpo. O cérebro, estimulado pela aplicação de pressão em pontos específicos, também recebe diretamente seus benefícios, através dos hormônios do bem estar.

Para ficar mais claro como as massagens se caracterizam, vamos separá-las em alguns grupos. Assim você vai saber melhor qual o tipo é mais adequado para você na hora de aproveitar melhor os benefícios.

Massagem Modeladora – Tem uma abordagem mais estética. São combinadas uma série de técnicas de movimentos rápidos e intensos para quem precisa estimular bem o corpo. Serve muito bem para os que desejam um corpo trabalhado.

Massagem Sueca – Trabalha especificamente o relaxamento muscular, com movimentos mais suaves e precisos. Além de focar nos cuidados do corpo e da mente contra o estresse, ela é ótima para tratamentos de torções e contusões musculares.

Massagem Ayurvédica – O foco desse tipo de massagem são as articulações, bem como algumas de suas cadeias musculares próximas. Há uma mescla de toques suaves com pressões mais profundas e deslizamentos com as mãos. Ótima para quem se exercita com frequência.

Drenagem Linfática – É um tratamento específico para lesões. Nela, são aplicadas técnicas precisas para diminuir inchaços e edemas, restabelecendo o sistema linfático e trazendo o corpo de volta a suas funções originais. Depende não apenas da aplicação da técnica, como repouso do paciente.

Rolfing – Técnica voltada para recuperação do corpo, mas principalmente para ajudar na postura do paciente. Aqui as pressões são aplicadas nos tecidos de conexão e torná-los mais dinâmicos. A aplicação correta todo o corpo mais ágil e conserve energia, o que é ótimo para quem tem um dia a dia ativo.

Toque Integrativo – É um tipo de massagem terapêutica voltada para pessoas em período de reabilitação hospitalar. Ou que precisam de cuidados paliativos enquanto estão internadas, para que os músculos não atrofiem ou não sofra qualquer tipo de mal. Suas técnicas são mais leves, com toques circulares nos pontos que precisam de atenção. É um ótimo meio de animar os pacientes em um período importante de sua recuperação, sobretudo para o relaxamento.

Toque Compassivo – Tem uma aplicação similar ao toque integrativo, mas seu foco é para pacientes em fase terminal, com doenças crônicas e irreversíveis, ou idosos. Seus toques são mais suaves e sensíveis, acompanhados de um tom mais afetivo do massagista. A intenção, mais do que relaxar, é oferecer um pouco mais de alento para um grupo que precisa de cuidados constantes.

Outras técnicas incluem a já mencionada acupuntura, além de shiatsu, Lomilomi, Katari e mais algumas outras. Quando você procurar por uma, tenha certeza de suas intenções com ela para não ficar desapontado com a ideia de que iria apenas relaxar.

Cuidados e precauções com a massagem

Não se pode simplesmente sentar na cama de massagem e esperar as mãos do profissional fazerem seu trabalho. Se está contando com isso, não apenas vai tomar um senhor “não” deles, como vai colocar a vida em risco. Isso aí mesmo, cara: massagens não acarretam diretamente em riscos de vida, mas você não tomar cuidado prévio com suas reais necessidades, pode sim se colocar em risco. A toa.

Vejamos como você se precaver antes de buscar os serviços de massagem, qualquer um deles. Esses cuidados são importantes para identificar seus reais problemas e os meios de resolver, inclusive se é necessária a massagem ou não.

Faça o diagnóstico de suas dores – Dores, de qualquer natureza, estão relacionadas a algum mal que aflige o corpo. saber diferenciá-las é o primeiro passo para uma recuperação plena, e isso só é possível com uma visita ao médico, e pedir por dicas que possam ajudá-lo no futuro. Uma massagem para dores decorrentes de inflamações é diferente de estresse, só para citar um exemplo.

Não faça a automassagem – O mesmo vale para pessoas próximas. Sem o treinamento adequado, a chance de você piorar os focos de dor são grandes, sobretudo se você não souber do que se trata essa dor. Na dúvida, recomendamos o cuidado acima antes de buscar o tratamento por massagens.

Contraindicações – Ainda que seja uma técnica segura, as massagens também possuem suas contraindicações. Diabéticos, por exemplo, devem sempre checar se os níveis de açúcar no sangue estão nivelados após as sessões, para que os efeitos gerados pelo aumento da circulação sanguínea não sejam colaterais. Para os casos a seguir, as massagens não são recomendadas:

  • Insuficiência cardíaca e renal;
  • Coágulos de sangue, principalmente nas pernas;
  • Doenças de pele que levem ao contágio;
  • Problemas hemorrágicos;
  • Deficiência Mental;
  • Casos crônicos de doenças nas articulações;

Além disso, alguns casos de câncer devem ser levados em conta na hora de fazer massagens, para que as regiões afetadas pelo tumor não sejam mexidas. E caso você esteja com sintomas generalizados de doenças, como febre, dores mais agudas, ou com problemas de pressão, evite a massagem até os sintomas serem controlados.

Os benefícios da massagem

Agora que você já tem uma noção do quanto as massagens podem ser profundas e produtivas para o seu corpo e para mente, é hora de saber, com ainda mais profundidade, quais são os benefícios que ela oferece. O seu corpo não fica mole a toa, meu camarada, e isso está bem longe de ser ruim.

1 – Alivia o estresse

Vamos começar pelo efeito mais universal, digamos assim. Muita gente procura massagens como efeito relaxante e anti-estressante. Mas como isso funciona exatamente? Depende das técnicas: algumas promovem o relaxamento pela pressão de pontos específicos no corpo, ou focando em um único.

A Reflexologia, por exemplo, trata aspecto relaxante da massagem de uma forma bem precisa, trabalhando os pés do paciente, e estimulando os órgãos de uma forma geral. Em todo caso, ao liberar a tensão em diversos pontos da musculatura e ligamentos, o cérebro produz uma boa dose de serotonina, responsável por aliviar o estresse.

De fato, os benefícios reais das massagens, sejam elas quais forem, só são realmente explorados quando há um alívio no estresse. Aí entram as prefeRências quanto ao tipo e a necessidade do procedimento. Alguém que precisa de um alívio na dor vai ter mais sucesso com massagens ayurvédicas do que uma estética, só para citar um exemplo. e se você quer apenas relaxar, sempre existe a massagem terapêutica.

2 – Ajuda no tratamento de Depressão e Ansiedade

Nós sabemos que tanto a depressão como os vários distúrbios decorrentes da ansiedade são um problema global. O que não faltam são pesquisas, casos fatais e de superação, relacionados a essas doenças causadas por, entre outras tantas coisas, um corpo que não consegue relaxar. Nisso, a massagem pode ser um santo tratamento.

Fisiologicamente falando, a massagem age diretamente no cortisol, responsável pelo estresse em altos níveis, e aumentando os níveis da já mencionada da serotonina, e da dopamina, essa relacionada especificamente pelo relaxamento da mente.

Um outro fator que faz toda a diferença para quem usa a massagem como uma forma de tratamento contra depressão e a ansiedade é quanto a construção da autoimagem. Pode não acontecer de primeira, mas com o tempo, a frequência e a aplicação correta das massagens, seus usuários realmente enxergam o corpo de outra forma, detalhes positivos que não percebiam antes, entre outros pontos.

Para quem trabalha em grandes empresas, uma indicação que pode fazer a diferença na hora de evitar os picos de ansiedade é a da Quick Massage. Ela leva poucos minutos, e relaxa o corpo para encarar a rotina mais pesada.

3 – Acaba com os problemas de Insônia

Não de imediato, mas é realmente um fato que as massagens podem ajudar com as questões de insônia. Embora não cure de imediato, só os efeitos relaxantes já tornam as primeiras noites mais fáceis de dormir.

Como a causa da insônia, na maior parte das vezes, está relacionada a estresse, depressão ou tensões musculares, a massagem consegue tratar ambos na mesma proporção. E aqui também entra a importância de saber qual a melhor técnica para você: contra as insônias, algumas das melhores opções são o shiatsu e a massagem sueca.

O shiatsu, especificamente, trabalha nos pontos de tensão muscular e nos chamados meridianos, pontos específicos do corpo que se relacionam aos nossos órgãos, melhorando suas funções. Nessa brincadeira você já resolveu ao menos três problemas do seu corpo com uma única sessão de massagem. Bom, não é?

4 – Elimina as tensões do corpo

Embora busquemos um pouco dessa distinção, a real é que as doenças do corpo não se separam da mente, e vice-versa, pelo simples fato dos efeitos caírem literalmente em seus ombros, ou em outros órgãos. E são essas tensões uma das principais razões de buscarmos uma massagem, quando todo o mais falha.

Tensões podem ser divididas entre musculares e causadas por estresse. Em ambos os casos, os músculos tornam-se mais enrijecidos, causando dores localizadas, e em alguns casos males mais graves, como espasmos e cãibras. As tensões de origem muscular, ou corporal,

A origem deve ser levada em consideração, já que a aplicação da massagem é bem diferente em cada caso. As tensões comuns, como as de atletas ou de quem pratica exercícios constantemente, vem de esforços exagerados na região, sem o devido repouso ou mesmo alongamentos.

Já as tensões de origem mental estão relacionadas ao estresse. Nessas situações, o corpo libera uma quantidade expressiva de cortisol e adrenalina, hormônios responsáveis por acelerar nosso corpo em situações de risco ou sob pressão, e por consequência tornar o corpo ainda mais pesado.

A massagem relaxante é a mais recomendada para casos de tensão causadas por estresse, já que se trata mais de “esfriar a cabeça” do que aliviar o corpo. Já em casos de excessos com atividades físicas, massagens mais profundas, como as ayurvédicas, são mais recomendadas.

5 – Fortalece o sistema imunológico

Vamos a constatação de um fato: qualquer atividade que potencializa o nosso bom humor, que traz relaxamento e bem estar, reforça o sistema imunológico. E isso é simples: boas sessões de massagem, que causam essa sensação de paz, liberam os hormônios responsáveis pelo prazer e pelo relaxamento.

As já citadas serotonina, dopamina, e também a ocitocina, esta mais em sessões unicamente para relaxamento, não só deixam você mais leve e tranquilo, como oferecem aquele bom humor espontâneo que toda pessoa precisa para manter o dia a dia. E os níveis equilibrados desses hormônios previnem o corpo de doenças mais leves,

Mas não adianta fazer uma sessão de massagem e acabar fervendo a cabeça com qualquer coisa depois, certo? Realizar outras atividades para reforçar esse aspecto são essenciais. Isso vai desde uma boa atividade física, uma sessão de sauna, ou mesmo dar umas risadas, desde que espontâneas também. O segredo aqui é transformar a massagem em um complemento.

6 – Melhora a Dor nas Costas

É possível dizer que a dor nas costas seja um tipo de tensão muscular? Sim, mas essa região específica não sofre apenas desse mal. Quem trabalha por longas horas na mesma posição sem se alongar, podem travar a coluna, isso para citar apenas um exemplo entre tantos outros relacionados à falta de cuidado com essa região.

Aqui, as massagens ganham um tom mais terapêutico e direto para o tratamento das costas, seja por tensão ou por lesões. Existem técnicas e toda uma escola voltada para o tratamento das costas, buscando a ativação tanto da circulação sanguínea como do sistema linfático.

A massagem para as costas são indicadas especificamente para os seguintes casos:

  • Inflamação Vertebral;
  • Problemas renais;
  • Encravamento da coluna;

Quando feita com frequência, ela melhora a dor na região, e promove uma série de outros benefícios como uma digestão melhor, previne doenças como osteoporose, e até o sistema urinário fica mais eficiente.

Mas vá com calma, certo? Mesmo eficiente, as massagens devem ser acompanhadas de um bom descanso até realizar suas atividades físicas de acordo. Com a coluna não se brinca!

7 – Estimula a circulação sanguínea

Esse é um dos benefícios mais conhecidos, perdendo só para o alívio do estresse talvez. Na verdade, esse é o efeito mais imediato. Toda técnica de massagem tem como objetivo inicial tornar o fluxo sanguíneo mais fácil e intenso. Ele é o responsável por, dentre outras tantas coisas, estimular o nosso corpo, e garantir que ele funcione de forma plena e saudável.

Toda massagem realiza o processo de vasodilatação. Através da aplicação dos pontos de pressão, ou estimulando através de fricções rápidas e constantes nos músculos, os vasos sanguíneos são dilatados e expandidos, o que, dentre outros tantos benefícios, promove a queima de paredes de gorduras ruins nos vasos, e um transporte melhor de nutrientes.

O benefício é similar ao de saunas e duchas orientais, exceto pelo do tempo de exposição ser um pouco maior, e mais localizado, além da intervenção de uma outra pessoa para lhe proporcionar esses benefícios da massagem, é claro.

Todos as técnicas de massagem podem ser usadas com esse fim. Algumas, como a massagem modeladora, podem facilitar ainda mais a vasodilatação quando aplicam óleos essenciais com funções estimulantes.

8 – Cura Edemas

As massagens terapêuticas não existem à toa para atletas e pessoas que dependem de fisioterapia para se recuperar por completo. Os edemas, aqueles inchaços protuberantes e perigosos que surgem de pancadas ou acidentes, podem se tornar um problema seríssimo E isso vale não apenas para atletas, mas para qualquer pessoa que se preocupa com sua saúde.

Massagens são especialmente importantes para edemas, não apenas por ser uma forma de tratamento direta e mais eficiente do que apenas uma compressa, como prevenir que novas lesões ocorram na mesma região por razões menores. Para esses casos em específico, é feito uso da drenagem linfática.

Tem quem confunda ainda com alguma coisa estética, mas está longe disso. Sabe o que falamos ainda pouco, sobre o sistema linfático ser beneficiado com boas sessões de massagens? Isso se aplica diretamente aqui. A drenagem linfática consiste em uma série de aplicação de movimentos que vão da extremidade da lesão até o centro da lesão.

Isso faz com que os líquidos responsáveis pelo inchaço sejam “escoados” e captados pelo sistema linfático, reduzindo o inchaço. Sessões de drenagem linfática devem ser feitas com cuidado, e ainda por cima valorizando o repouso entre uma sessão e outra, senão não vai adiantar nada.

9 – Trata dores no corpo de forma geral

Aliviar as dores do corpo costuma ser a principal razão na procura por uma massagem, ao menos para quem deseja um relaxamento de forma geral. A massagem, de certa forma, tem esse tom milagroso quando é procurada por leigos, sobretudo quando se tem aquelas dores imediatamente relacionada ao dia a dia puxado.

De fato, até funciona. Só que para ter certeza, primeiro é preciso ter uma noção exata do que causa as dores, os seus sintomas, e se não estão relacionados a quadros mais complexos e perigosos. Se não houver um diagnóstico prévio, o risco de agravar a doença é muito maior do que aliviá-lo. Para ter uma ideia, massagens não são recomendados em casos de infecções, sob o perigo de expandir o foco da doença para outras regiões, e expor ainda mais o corpo.

Então não é brincadeira, meu amigo: antes de procurar qualquer tipo de técnica de relaxamento, vá ao médico antes e descubra as origens das suas dores, sejam elas quais forem. Só assim você vai ter certeza de que pode investir em um bom meio de relaxar e tratar dessas dores.

Com esse disclaimer, podemos dizer tranquilos que as massagens podem sim tratar de todos os tipos de dores no corpo: cabeça,, pernas, as já citadas costas, e quaisquer outras. Elas entram aqui como uma forma de fisioterapia, tratando uma questão problemática antes de se tornarem um meio de relaxamento.

10 – Reduz o Cansaço

É quase um fetiche chegar em casa e receber uma massagem, não é? É uma maneira agradável de aliviar o corpo depois de um dia cansativo de trabalho. Só que isso não precisa ser nem um fetiche, nem algo tão longe da realidade: a massagem realmente tem o “poder” de diminuir o cansaço e deixar você mais tranquilo para fazer qualquer coisa depois.

A razão para se sentir mais ativo com a massagem, mesmo depois de longos períodos de outras atividades, está relacionado aos hormônios do bem estar. Especificamente, a dopamina, que é responsável pela sensação de prazer, de movimento, e nas funções motoras.

Em outras palavras, um dos benefícios da massagem é recarregar suas baterias sem precisar de longos períodos de sono. Ou melhor dizendo, além de tornar o seu corpo mais leve, torna suas noites de sono ainda melhores.

Nesse aspecto, as massagens relaxantes ganham o seu devido destaque e relevância. E para que a técnica seja mais eficiente, recomendamos começar essa massagem pelas pernas. Seja por trabalho ou por atividades físicas constantes, elas costumam ser a primeira parte do corpo a sofrer um pouco mais com o cansaço em excesso.

Fazer uma massagem relaxante nesta região estimula a circulação sanguínea e a produção de dopamina que será necessária depois. Outras áreas que podem trazer efeitos similares são ombros, pescoço e cabeça.

11 – Torna a função do intestino mais eficiente

Você pode até não acreditar de primeira, mas a massagem pode tornar as funções do intestino mais eficientes. Contudo, assim como informamos lá em cima, é bom que você tenha certeza de que precisa de um tratamento nessa região antes de investir na massagem. O intestino é uma região delicada para para massagens, então o faça apenas se houver quadros constantes de cólicas intestinais, prisão de ventre, entre outras questões do tipo.

As massagens aqui são mais curtas, leves e com um toque mais terapêutico. A intenção é estimular a circulação nesta região, para que o intestino realize suas funções com maior eficiência, e frequentemente. A pessoa, deitada de barriga para cima, recebe movimentos sutis e relaxantes, para soltar os músculos. O tratamento com esse propósito é curto, mas é preciso alguns cuidados importantes no meio do caminho.

  • Evite o excesso de fibras – Comer alimentos com bastante fibra é ótimo para manter tanto o estômago como intestinos funcionando, mas seu excesso pode ocasionar no entrave do órgão. Equilibre o consumo com alimentos com grandes quantidades de água, ou frutas.
  • Aumente as atividades físicas e consumo de água – Uma das causas do intestino preso é o sedentarismo, já que o corpo fica realmente estatelado em um canto sem estimular suas funções. Caminhadas, combinadas a uma boa dose de água, já vai ajudar bastante.
  • Melhore os hábitos alimentares – Além do excesso de fibras, outros maus hábitos alimentares contribuem para um entrave no intestino. Não exagerar nas frituras, por exemplo, é um bom meio de manter o bom cuidado com a saúde e não depender tanto da massagem para estimulá-lo.
  • Atente-se com o emocional – Fatores psicológicos também influenciam no funcionamento do intestino. Se este for o seu caso, considere primeiro compreender o que está acontecendo com você, e só então procure a massagem.

Sessões de massagem com esse objetivo costumam ser rápidas e com poucas aplicações. Se você prefere algo mais duradouro, ou prevenir essas questões com o intestino, o ideal é buscar por tratamentos nas costas, que por consequência potencializam o órgão.

12 – Elimina uma série de toxinas

O quê você entende por toxinas neste caso? Bem, independente da sua conclusão, é um fato que nossos músculos e órgãos acumulam uma boa parte de substâncias nocivas no organismo por uma série de motivos, do estresse constante até uma má alimentação, falta de descanso, etc. Tudo isso leva o corpo a acumular substâncias nada legais.

A massagem aqui tem como objetivo eliminar essas toxinas, além de estimular a oxigenação do sangue e músculos. O Shiatsu, bem como a massagem sueca, trabalham o lado mais fisiológico da ´técnica, com movimentos mais fluídos e focados, para que essas toxinas não se instalem no corpo e o prejudiquem a longo prazo.

Por exemplo: quando você se exercita muito, a musculatura tem uma sobrecarga de ácido lático, que se acumula nas fibras musculares e que são diretamente responsáveis pelas cãibras. Uma boa massagem ajuda a diminuir esses problemas.

A redução de toxinas no corpo também trata questões como a fadiga, além de prevenir inflamações musculares e ligamentos. E por fim, são elas que ajudam a eliminar também alguns radicais livres, responsáveis por aumentar os riscos de câncer.

13 – Revitaliza a pele

Esse benefício é consequência direta do que foi mencionado acima. A eliminação de toxinas do corpo através da massagem faz com que a pele permaneça mais jovem. E a razão é muito simples: com a região estimulada na medida certa, a própria pele faz renovação de suas células com frequência, impedindo a exposição aos efeitos climáticos, e mais ainda ao próprio corpo.

Eu sei que isso pode não ser tão importante para você. Afinal, a massagem nesses casos tem um intuito muito mais interessante no relaxamento e no alívio do estresse. Então encare essa parte como um bônus, por assim dizer. Garanto que uma pele mais jovem, combinado a cuidados simples, porém essenciais ao organismo, vão lhe dar um ânimo muito maior.

As massagens modeladoras são as responsáveis por esse tipo de cuidado com a pele. É o objetivo delas deixar o seu corpo assim. E o pulo do gato está aí, amigo: um dos elementos que tornam essa massagem ainda mais eficiente são óleos essenciais, sendo que cada um deles promove efeitos específicos no corpo.

Pensar numa massagem nesse sentido, com aplicação de óleos, vão gerar outros tantos benefícios para o corpo, para a mente e de quebra para a pele. Amêndoas, por exemplo, potencializa os efeitos relaxantes. Considere a opção caso já esteja habituado com as massagens, para ter mais um bônus interessante na lista para o corpo. Ah, o mesmo pode ser feito em ofurôs, caso goste da ideia.

Ufa, bastante coisa, não é? Mas o legal dos benefícios da massagem é que todos podem ser encontrados em qualquer técnica, com alguns benefícios a mais em um do que em outros.

Então basta que você identifique com antecedência quais são os seus males, saber quais são as restrições, e aí sim relaxar bem. Isso é o que Spas oferecem também no fim das contas, um ambiente seguro para que relaxe e volte ainda melhor para casa e para o trabalho. Não deixe de cuidar bem de você mesmo, e até a próxima.

2019-01-31T20:40:38-03:00

Sobre Nós

Acreditamos que todo homem mereça ter um momento de relaxamento e revitalização ao longo da semana. Por isso, criamos o SPA urbano para homens com ambiente estritamente familiar e tradições orientais.