fbpx

Como diminuir o estresse masculino? O guia completo

Você sabe como diminuir o estresse masculino? Pois bem, este é um assunto que nem sempre ganha a relevância que precisa ganhar, seja por um motivo ou por outro. Há muitos tabus associados a vida do homem e, por desconhecimento ou preconceito sobre diversos assuntos, o homem não cuida da própria saúde.

É clichê, mas você certamente já ouviu falar que os homens não cuidam da saúde como deveriam. O que é uma verdade. Infelizmente, existem diversos bloqueios que fazem com que o homem pense somente em trabalho e outros pontos que não estão ligados ao seu bem-estar.

Infelizmente, este é um problema de longo prazo. Ou seja, hoje pode ser que está tudo bem. Mas, em um futuro não tão longo, os problemas começarão a aparecer e pode ser tarde demais. Quer um exemplo? Alimentação. Comer um chocolate hoje, amanhã e depois de amanhã, com certeza não vai danificar sua saúde.

Mas fazer isso de forma contínua e por muito tempo, pode ser irreversível e muitas doenças podem se desenvolver. E com o estresse, não é diferente. Se hoje você está estressado, é consequência de diversos atos e comportamentos de um passado não tão distante. Algo que você fez, deixou de fazer ou mesmo fizeram para você.

Há como prever o futuro? Óbvio que não. Porém, há como colocar em prática algumas atitudes que podem facilitar e entregar uma vida mais tranquila para você. E é sobre isso que queremos falar no texto de hoje. Se você está procurando entender como diminuir o estresse masculino, acompanhe e saiba tudo!

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o estresse.

como diminuir o estresse masculino

Como diminuir o estresse masculino – Os primeiros passos

Para que possamos começar a entender como diminuir o estresse masculino, precisamos dar os primeiros passos. E estes passos estão relacionados a prevenção e também a situações que já estão acontecendo. Por exemplo, se você já está estressado, significa que “plantou” isto de alguma forma. Direta ou indiretamente (pois as vezes, você não tem culpa do problema).

Assim sendo, é mais do que importante que você entenda que, por mais que algumas situações estão fora do seu controle, é preciso trabalhar para evitá-las de alguma forma. Por exemplo, se alguém no trabalho “trapaceou” com você, isto pode gerar um estresse e você não tem muito o que fazer a respeito.

Porém, é plenamente possível se preparar para situações como estas. Ou seja, por mais que esteja fora de seu controle, você pode adotar uma postura que estas inconstâncias não o afetem. Por exemplo, você poderá desenvolver habilidades para não atribuir tudo que acontece, a você. Isto por si só já tira um peso enorme de suas costas.

É difícil? Claro que é. Não é fácil simplesmente “não ligar” para alguma situação. Porém, você precisa descobrir os motivos daquela situação afetar tanto você, mesmo que você não tenha responsabilidade sobre ela. E para isso, fazer análise psicológica e terapia são atividades fundamentais. E fica como nossa primeira dica prática: buscar ajuda para lidar com a vida.

Depois que você começar a entender um pouco mais o motivo das coisas acontecerem, verá que terá muito mais leveza para lidar com a situação. E, para complementar, é preciso também considerar alguns pontos importantes, que vamos listar a partir de agora. Continue lendo!

Dormir direito é um ponto extremamente importante

Quantas horas por noite você dorme? Seis, sete, oito? Para algumas pessoas, dormir oito horas por dia é um sonho. Para outras, é difícil pois estão conectadas e cercadas de trabalho até tarde da noite, tendo que acordar cedo para continuar. É um problema dormir pouco? Muito!

O fato de você não dormir nas quantidades certas, faz com que seu corpo comece a acumular energias muito pesadas e o corpo não tem tempo para regenerar células e hormônios. Os efeitos de não dormir bem são notados no médio e longo prazo e fazem com que seus dias tornem-se muito mais difíceis. E, claro, o estresse vai se acumulando.

Como diminuir o estresse masculino se o corpo em si está tensionado? Impossível. Por isso, dê o descanso necessário para o seu corpo. Você verá que seus dias serão muito mais produtivos e pouco descanso não significa produtividade. Muito pelo contrário!

Quer um exemplo prático disso? Veja os jogadores de futebol. Eles conseguiriam desempenhar seu melhor papel quando estão cansados? Impossível! Por isso, o descanso é tão importante quanto o treino. É isso que faz os músculos ficarem mais fortes e prontos para mais um jogo. E você pode usar este exemplo para o seu dia a dia.

Uma noite bem dormida fará com que seu dia seja muito mais produtivo do que dormir poucas horas e romantizar a situação pelo fato de achar que está trabalhando muito. Cuide de você.

Leia também: Como massagem aumenta a produtividade?

como diminuir o estresse masculino

O seu lazer não pode ser comprometido de maneira alguma

Este talvez seja um dos pontos mais polêmicos do assunto. Há quem acredite que parar para se divertir é possível somente depois de conquistar determinado objetivo. O que pode ser bom para objetivos curtos, pois acaba virando uma “linha de chegada”. Mas, pode ser ruim para objetivos mais longos, pois a linha de chegada estará muito longe.

E, quando a linha de chegada está longe, seu corpo entra em um estado de muito estresse. Pois ele não está preparado para aquilo e seus dias começam a ficar desgastantes, pesados e intermináveis. E o lazer entra justamente no meio desse “furacão” para que você possa espairecer.

O que você gosta de fazer, que não esteja relacionado ao trabalho? Faça esta atividade e dedique algumas horas da semana para ela. Pode ser jogar futebol, correr, nadar, meditar, andar de bike ou o que for. O mais importante é você desconectar sua mente da rotina. E geralmente uma ótima forma de fazer isso, é praticando uma atividade física.

Que é justamente o próximo tópico. Acompanhe.

Encontre uma atividade física que você goste

Encontrar uma atividade física que você goste de praticar, talvez seja uma das alternativas mais eficientes para combater o estresse. Uma atividade física possui muitos fatores positivos para o corpo e para a mente. E isto, por si só, já faz com que você consiga equilibrar e ter um dia muito mais produtivo.

A partir do momento que você coloca o seu corpo para experimentar condições mais “extremas”, ele libera hormônios de prazer que, por sua vez, fazem seu corpo relaxar. E, com isso, o estresse acaba sendo passado para trás, você o corpo estará concentrado em outra coisa, que não seja o trabalho e os problemas.

Porém, é fundamental que você encontre uma atividade que seja realmente boa para você. E não uma que “alguém disse que é boa”. Você precisa ter em mente que você é único. Possui necessidades únicas e gostos únicos. Para alguém, correr na rua pode ser bom.

Talvez para você, possa não ser. O mais importante, não é fazer a atividade da moda. Mas sim, aquela que você consiga ter adesão, se manter firme e forte e praticar constantemente. Você precisa gostar! Isto fará uma diferença e tanto nos resultados.

Afinal, imagine que você não goste de uma atividade e pratica ela somente por praticar. Concorda que isso, no longo prazo, pode também gerar estresse? Neste caso, a atividade não ajudará. Pelo contrário, atrapalhará! Pois você não a quer fazer. E isto é tão ruim quanto não praticar nada.

como diminuir o estresse masculino

Tire uma soneca durante o dia em algum local apropriado

Você já pensou o quão importante é tirar uma soneca durante o dia para combater o estresse? Sim, um dos pontos fundamentais para quem quer aprender como diminuir o estresse masculino, é entender que além de um sono completo e uma boa atividade física, a soneca pode ajudar!

E quando falamos em soneca, não estamos falando de dormir duas ou três horas depois do almoço. Estamos falando de quinze, vinte ou trinta minutinhos durante o dia. Se for depois do almoço, melhor ainda! Isto faz com que você relaxe, coloque seu corpo em estado de descanso e faz com que sua mente desacelere.

Uma soneca no meio do dia faz com que seu corpo entenda que está pronto para o restante do dia. É uma forma de “quebrar” o dia em duas partes e, ao invés de ser uma parte longa (de manhã até o fim do dia), tornam-se duas partes curtas. Isto ajudará muito a equilibrar o dia e deixá-lo mais produtivo e menos arrastado.

Porém, sabemos que nem sempre é fácil encontrar um local para tirar essa soneca. Ainda mais se você trabalha em grandes metrópoles, com trânsito frenético e longe de casa. Tudo isso complica e muito. Porém, você ainda tem uma solução: encontrar um espaço dedicado ao descanso!

Hoje, você encontra lugares dedicados a uma experiência de soneca. Um bom exemplo disso, é um bom SPA masculino, como o Spa Well-Being. Você encontrará um ambiente calmo, tranquilo e dedicado a quem quer simplesmente desacelerar e dormir um pouquinho!

Você já respirou fundo em algum momento do dia? Experimente

Se tem uma coisa que poucas pessoas fazem, é respirar fundo. E a pergunta é: você já respirou fundo em um momento de estresse? Esta é uma prática extremamente simples e que pode até mesmo soar simplória. Afinal, você pode pensar: como resolver um problema simplesmente respirando fundo? Pode ser difícil, com certeza.

Porém, esta atitude faz com que seu corpo diminua a aceleração por alguns segundos. Faz com que tudo ganhe força novamente para continuar. E é justamente por isso que a expressão “respirar fundo” está relacionada a momentos de raiva, angústia ou quando precisamos lidar com algum problema.

Esta atitude faz com que você tenha uma chance mais clara para resolver. Assemelha-se a um combustível extra! Quer experimentar? Faça um teste agora mesmo. Feche os olhos e respire fundo pelo nariz e vá soltando aos poucos pela boca. Esta prática faz com que você se acalme e isto acontece por um motivo: você sente sua respiração e seu corpo.

Esta é uma das melhores formas de como diminuir o estresse masculino. Experimente fazer nos momentos que sentir que precisa espairecer. E, melhor ainda: tente transformar isso em um hábito de vida! Assim, você não só controla algumas situações, como também as previne! Reduzir a rotação é importante. Seu corpo e mente agradecem!

Não compre a responsabilidade dos outros – Você não pode controlar tudo

Quando estamos trabalhando ou mesmo tendo que “provar” que uma ideia, projeto ou ferramenta funciona, muitas vezes compramos a responsabilidade dos outros. Tudo em prol do resultado positivo final. Mas, isto não é recomendável. Por mais que isso possa te ajudar a ter o resultado desejado no trabalho, certamente não fará bem para seu psicológico. E seu estresse aumentará muito.

O que é mais importante, sentir-se bem para trabalhar todos os dias, ou entregar toda sua energia em um único dia de trabalho? Certamente, a adesão é o que faz os projetos darem certo no longo prazo. Constância e energia todos os dias. E, quando alguém está estressado, dificilmente consegue-se seguir com estas boas práticas.

O estresse muitas vezes está relacionado a situações que estão fora do seu controle. Por exemplo, você não consegue prever quando um projeto dará certo. E isto pode acumular muita energia negativa no seu corpo, gerando estresse. Por isso, lidar bem com aquilo que não é sua responsabilidade talvez seja uma das melhores dicas.

Leia também: Como relaxar o corpo cansado?

como diminuir o estresse masculino

Trabalhe menos para ser mais produtivo – e menos estressado

Você sabia que trabalhar menos é sinônimo de ser produtivo? Ou melhor, você sabia que trabalhar muito e por muitas horas no mesmo dia, não é sinônimo de ser produtivo? Pois é. Há quem acredite que somente pelo fato de “sentir-se trabalhando”, há produtividade. As vezes, até há. Mas, queremos te alertar para quando não há.

Quem nunca passou muito tempo no escritório ou trabalhou por mais de doze horas no mesmo dia e, ao fim do expediente, sentiu que não avançou? Isto é mais comum do que você imagina. A sensação de ter trabalhado muito e não ter sentido resultado é comum e gera muito estresse.

Por isso, o que você pode fazer para melhorar isso, é justamente dar um passo atrás. Trabalhe muito, mas trabalhe certo. Isto fará com que você trabalhe menos. Quer um exemplo? Trace metas possíveis para o dia, de forma que você as cumpra e volte no outro dia para novas metas. Isto gerará uma sensação de muita produtividade em você e fará com que os sintomas do estresse passem muito longe!

Desconecte-se um pouco das redes sociais e viva sua vida

Quanto tempo por dia você passa conectado nas suas redes sociais? Pois é, isto pode ser um problema muito grave que está tornando seus dias em dias extremamente estressantes. Afinal, imagine a seguinte situação: você no escritório, em uma quarta-feira linda de sol, tendo que preencher diversos relatórios.

Para relaxar, você pega seu celular, abre o Instagram e vê um de seus melhores amigos ou apenas conhecidos, curtindo uma praia ou fazendo aquela viagem dos sonhos. O que acontece a partir desse momento? Você começa a considerar sua vida um atraso e um desastre. Afinal, por que não poderia ser você na viagem ou na praia, não é mesmo?

Esta sensação acontece a todo momento, mesmo que de forma inconsciente. Infelizmente, se não tivermos um bom preparo mental através de terapia, ficaremos comparando nossa vida a dos outros. E as redes sociais vieram para tornar isso ainda mais latente. O que contribui e muito para o estresse.

Por isso, que tal desconectar um pouco? Viva sua vida offline por alguns dias.

como diminuir o estresse masculino

Encontre um SPA masculino para revitalizar suas energias

Depois de considerar as nossas dicas anteriores, está na hora de dar um passo adiante. Uma das melhores atitudes que você pode tomar para entender como diminuir o estresse masculino, é encontrar um bom SPA masculino para passar ótimos momentos do seu dia a dia.

A exemplo do SPA Well-Being, dedicado para o bem estar dos homens que buscam um ambiente familiar e receptivo, você poderá usufruir de muitos benefícios. Veja abaixo.

Espaço dedicado às suas necessidades

O primeiro ponto positivo de frequentar um SPA masculino para aliviar o estresse, está relacionado as suas necessidades em si. Escolha um local que entenda o que você precisa, receba-o de forma profissional e com muitos atributos para transformar aqueles dias pesados, em dias muito mais leves e tranquilos.

Práticas saudáveis e revigorantes – Sauna, ducha, massagem, ofurô

Um bom SPA masculino oferecerá para você ambientes dedicados a diversas atividades extremamente revigorantes. Você poderá usufruir de uma boa sauna, uma ducha oriental, massagens, ofurô quente e frio e ambientes de relaxamento e convívio social. Tudo isso, pensando no seu bem estar.

Cuide da sua saúde e de você

E, por último, queremos dizer: cuide de você. Dê valor para a sua saúde mental e física. Tudo isso será importante para manter-se longe do estresse ou mesmo aliviá-lo, caso já tenha incidências da presença dele. Coloque nossas dicas em prática e procure o SPA Well-Being para que seus dias possam ser mais leves, tranquilos e, acima de tudo, mais produtivos!

2019-12-29T17:46:13-03:00

Sobre Nós

Acreditamos que todo homem mereça ter um momento de relaxamento e revitalização ao longo da semana. Por isso, criamos o SPA urbano para homens com ambiente estritamente familiar e tradições orientais.