Guia completo sobre sauna a vapor

O corpo humano pode acumular diversas toxinas e gases que podem ser prejudiciais ao nosso corpo, e isso de forma imperceptível. Com o tempo, esse acúmulo de impurezas pode atrapalhar o processo natural de cura que o nosso corpo possui, e acarretar em doenças e riscos maiores até. Para lidar com essa questão de forma mais direta, por assim dizer, a sauna é uma opção perfeita.

A sauna trabalha o nosso sistema imunológico de uma forma tão sutil quanto essas sujeiras que estão presentes na pele, e ainda pode ajudar na eliminação de todas as toxinas por meio da transpiração.

As saunas possuem uma série de benefícios. Nós não apenas vamos falar das várias vantagens, como detalhar a fundo um dos tipos mais emblemáticos, aqueles modelos a vapor no caso. Só para você ter uma ideia, a sauna proporciona um fluxo sanguíneo mais fácil, uma pele mais saudável, e ainda a eliminação de toxinas.

Vamos conhecer tudo o que a sauna a vapor tem a oferecer. Sobre a mais conhecida entre os vários tipos, tem a lhe oferecer.

O que é Sauna a Vapor?

Também chamada de sauna úmida, os modelos a vapor trabalham mais com a umidade controlada do que os demais tipos., e não por acaso, suas temperaturas são mais amenas se comparadas a outros tipos. Mas não pense que por isso ela são mais tranquilas ou menos eficientes, viu: por serem trabalhadas com vapor, é possível combiná-la com outros produtos naturais, e tornar o processo ainda mais saudável e interessante.

As saunas a vapor são muito valorizadas não só por quem precisa relaxar, como quem pratica exercícios físicos por esporte ou por profissão. Só para você ter uma ideia, 30 minutos de sauna a vapor equivale a um exercícios cardiovascular de 10 minutos, ou corridas mais leves. Isso sem contar os benefícios que eles oferecem a quem tem problemas respiratórios, mas já já falamos mais sobre isso.

A sauna a vapor é um dos tipos mais conhecidos quando se fala do assunto. Seus custos são um pouco mais altos já que necessita de água para funcionar plenamente, porém os benefícios são valiosos quando bem utilizados. Se você mora em regiões mais quentes, e precisa de uma atividade mais relaxante nesses períodos, sobretudo no verão, é uma boa saída.

Diferença entre sauna a vapor e sauna seca

Para quem não tá acostumado, a escolha de saunas é arbitrária – não tem um critério lá muito específico, exceto por aproveitar os efeitos de uma sala mais quente. É muito importante levar esses detalhes em conta, não só para tirar o melhor de uma sauna, como evitar alguns problemas. Um deles já falamos acima, de considerar o uso da sauna a vapor em épocas mais quentes.

Outro ponto importante a se levar em conta aqui é quanto às diferenças entre esse tipo de sauna e os modelos secos. Na superfície, elas parecem não ter muita distinções, mas basta um olhar atento e vai se ligar o quanto elas divergem. A temperatura é só um dos aspectos, já que os modelos úmidos chegam até a 95º C, caso queiram.

As principais diferenças entre a sauna úmida e a seca estão em suas instalações. Nos modelos a vapor, é preciso adaptações para que a água vaporizada não caia sobre os usuários da sala, assim como escoamento de água, um revestimento adequado em madeira, pedras e cerâmicas, tudo para deixar o usuário mais confortável.

Nas saunas secas, as instalações são revestidas em madeiras, geralmente cedrinho ou ipê, e seu revestimento pode ser um pouco mais simples. Porém, seu uso é um pouco mais generalizado em relação aos modelos a vapor, que possuem aplicações não apenas relaxantes, como clínicas também.

Aliás, é justamente sobre essa parte que vamos tratar adiante.

Para que serve a sauna a vapor?

Tem várias aplicações. A primeira delas, e mais importante sem dúvida, é o relaxamento do corpo. E isso se deve a combinação de óleos essenciais que podem ser adicionados a água vaporizada. Estes óleos, misturados ao vapor, são absorvidos pelo corpo diretamente, já que estão com os poros da pele abertos, e assim mais suscetíveis a receber esses benefícios.

Opções relaxantes neste ponto incluem cravo, canela, lavanda e erva doce. Basta uma sessão de até 45 minutos, no máximo, para sair de lá renovado e com a calma no lugar, meu amigo. Mas como dissemos acima, os benefícios não se restringem apenas ao relaxamento, que rotineiramente é a busca inicial quando se vai para a sauna.

Só para resumir um pouquinho alguns dos benefícios, usar a sauna vapor corriqueiramente ajuda nos tratamentos respiratórios, queima calorias, e potencializa a circulação sanguínea. Se você busca uma forma de aliviar o estresse, as saunas a vapor são uma excelente pedida.

Como utilizar a sauna a vapor?

Para utilizar qualquer tipo de sauna, não basta simplesmente entrar na sala em questão, trajado de acordo. Só para citar um exemplo: considere o fato de que você vai suar nesse local. Se estiver sujo, todos os efeitos positivos que a sauna teria para lhe oferecer se perderiam em alguns minutos, e podem causar até efeitos colaterais se pensar que as impurezas no ar entrarão pelos poros, pelo nariz, pela boca…

Existem alguns procedimentos, simples até, de utilizar a sauna a vapor de uma forma tranquila e eficiente, sem lhe causar riscos, e de quebra ter todos os benefícios que ela tem a oferecer. Não são apenas regras de higiene, viu: também são maneiras de tirar o melhor do momento, e deixar o lugar livre para outros usuários. Isso aí, meu amigo, sauna pode ser um ambiente inteiramente pessoal, ao contrário do que pintam por aí.

Vejamos o passo a passo para usar bem uma sauna.

  1. Tome um banho de chuveiro com bucha vegetal. Um banho termal não é necessariamente como um banho regular. Embora você relaxe nos dois, o banho normal é mais para tirar as impurezas da rua e a sujeira do corpo do que fazer um “tratamento”, por assim dizer. Com a ducha prévia, você vai para a sauna tranquilo que não.
  2. Mantenha-se higienizado no local. Isso inclui levar sua própria toalha, um chinelo de borracha para usar dentro da sala, e o próprio assento, caso fique numa bancada. Você vai suar, certo? Logo, é necessário ter esses itens à mão para entregar a sala tão bem cuidada quanto encontrou. E para o seu próprio conforto também.
  3. Regule a temperatura ideal para você. Comparado a outros tipos de saunas, os modelos a vapor são uma ótima porta de entrada não apenas para os aspectos saudáveis, como uma maneira de facilitar o acesso a eles. Encontrar a sua temperatura ideal é bem fácil, e respeitar o tempo que deve estar na sauna também. Respeite o seu tempo.
  4. Evite bebidas dentro da sauna. Se a intenção é perder um pouco de líquido e permitir-se um tratamento através do vapor, por que raios você levaria água ou qualquer outra bebida para o recinto? Se quiser, pode levar alimentos que sejam secos e não interfiram no processo, mas nada além disso. E não faça esses processos antes de entrar na sauna também, pelos mesmos motivos.
  5. Depois da sauna, banhe-se. A sauna tem essa função de abrir os poros da pele para receber todos os benefícios. Porém, em um ambiente externo e desprotegido, isso é arriscado. Após finalizar a sessão na sauna, tome um banho em temperatura natural, tanto para fechar os poros como tirar o excesso de suor. Cubra-se com a toalha e um tecidos como algodão ou linho, e descanse mais um tempo.
  6. Aproveite o ambiente para relaxar, e enfim comer e beber. Com o corpo devidamente relaxado, aí sim vale a pena tomar aquela bebida, sozinho ou com os amigos, comer bem, e descansar o corpo. Um bom spa é um ótimo ambiente para ter todos esses momentos de maneira sossegada.

Quanto tempo posso ficar na sauna?

Olha, depende, mas no caso da sauna a vapor, o tempo não deve ser muito extenso. Ainda que traga muitos benefícios, inclusive em tratamentos de forma mais direta, a exposição constante ao vapor pode trazer alguns efeitos colaterais indesejados. Além disso, pessoas que possuem problemas cardíacos ou de pressão baixa precisam ficar espertas com essa questão do tempo de sauna, para não se complicarem ainda mais.

Por padrão, o tempo de uma sessão de sauna a vapor costuma variar entre 15 e 20 minutos. A tolerância varia de acordo com a pessoa, e como já mencionamos anteriormente, fatores especiais, como níveis variados de pressão, por exemplo, também interferem no quanto você pode ficar.

A maneira mais tranquila de saber o quanto você pode ficar numa sauna a vapor é com uma consulta médica prévia. Assim você terá uma noção mais clara e segura do quanto aguenta, sem descobrir da pior maneira possível em um lugar que valoriza o seu bem estar e descanso. Em muitos lugares, na verdade é levado em consideração uma avaliação clínica antes, sobretudo se pratica alguma atividade física.

Então não deixe de pesquisar bem um bom médico para te dar a segurança de ir para uma sauna a vapor e aproveitar o tempo lá isento de qualquer risco.

Como usar a sauna para emagrecer?

É preciso bastante cuidado ao utilizar a sauna a vapor para perder peso, e isso se deve a um fator simples. Apesar da sauna ser uma ótima forma de queimar calorias, já que o corpo gasta energia para liberar o suor dentro da sala quente; por outro lado, essas calorias perdidas vão através do suor, o que pode ser recuperado novamente ao beber água, ou pior ainda, quando se come um pouquinho além da conta. Sabe aquela história de que “já que emagreci legal, agora posso comer”? É bem por aí.

O risco ao tomar uma atitude dessas é que, inevitavelmente, quando seu corpo desidratar, a falta dos nutrientes corretos, bem como de líquidos no corpo, acabe por deixá-lo fraco, e na busca por se recuperar, acabar com mais peso do que estava antes. O efeito sanfona é muito possível, e até perigoso.

Mas isso só vai acontecer de verdade se você não tiver cuidado no uso da sauna para emagrecer, ou para ser mais preciso, queimar calorias, já que o peso em si é recuperado com água. Vamos te ensinar como fazer isso de uma maneira segura e prática. Pode ser tanto a base para iniciar seus exercícios físicos, como um complemento a ele. Vamos lá.

  • Para utilizar a sauna como uma forma básica de perder peso, 30 minutos é o suficiente para queimar calorias. Mantendo-se na temperatura correta, você também evita aquela fraqueza no corpo típica dos exercícios físicos. Na hora de se reidratar, não beba nada além de água.
  • A sauna a vapor pode ser utilizada para o relaxamento do estresse. E como este tem como um dos efeitos colaterais o ganho de peso, o relaxamento ajuda a diminuir a balança, e de quebra você sai bem satisfeito.
  • Como deu para ver, usar a sauna para perder peso pode ser bom, mas eventualmente se torna meio limitado, principalmente por ganhar um pouco mais de peso. A dica aqui é realmente combinar com exercícios físicos, para que o relaxamento te propicie uma recuperação melhor, e por consequência mais atividades depois.
  • O resumo é o seguinte: após um treino mais intenso (como corridas prolongadas, ou trabalhos mais intensos em uma região muscular), faça 15 a 20 minutos de sauna. Combinado a óleos essenciais, a recuperação dos músculos será mais rápida e mais relaxante, o que facilita novos exercícios nos dias seguintes.

Em um spa, é possível combinar ambos os ambientes com o mesmo equilíbrio, e com a mesma qualidade. Pense em um lugar realmente sossegado, em que possa fazer exercícios físicos tranquilos, recuperar-se na sauna, e ainda comer com qualidade no mesmo lugar. Saunas a vapor são muito boas por isso.

Regras de ética comum para utilizar a Sauna a Vapor

Pelo que já viu até aqui, dá para considerar a sauna a vapor um elemento tão importante nos seus cuidados, como algo cuidadoso por si só, não é? A redundância não é a toa, meu amigo: existem uma série de regras que se deve respeitar dentro de uma sauna, seja usando-a sozinho na mesma, ou quando estiver em grupo. Achou que sauna era bagunça? Achou errado, cara.

Saber as regras de ética na sauna vai te salvar de muitos problemas, além de salvá-lo de muitos constrangimentos também. Mas antes de listarmos as regras mais comuns por aqui, cabe ressaltar um outro ponto: dentro de condomínios, clubes e outros lugares do tipo, existem suas próprias regras de conduta para que o lugar funcione bem. Se atente a elas, já que as nossas aqui são o que chamam de “normas de cavalheiros”.

  • Toalha de algodão para se sentar é obrigatório: além de ser anti-higiênico, não usar a toalha para se sentar é expor a pele aos óleos que ela mesma solta no vapor, devido ao calor. A toalha deve estar seca e limpa. Uma toalha extra para se cobrir em saunas com mais pessoas também é obrigatório.
  • Jamais entre numa sauna com as roupas do dia: cheias de poeira e microrganismos nocivos, o mínimo que você vai fazer é expor sua pele a riscos desnecessários. Não use itens metálicos também. O ideal é sempre uma roupa de banho, como uma bermuda que não tenha partes metálicas, por exemplo, ou apenas uma toalha, desde que se mantenha a decência, certo?
  • Não fique mais tempo na sauna do que o necessário para você. Se passar mal, saia imediatamente. Caso tenha dúvidas quanto a esse ponto, tente ir com um amigo ou familiar, para te dar uma ajuda caso aconteça algum problema. Nunca é cedo avisar.
  • Ao sair da sauna, certifique-se de que ela esteja limpa. Lembre-se que, seja em um spa ou modelo pessoal, trata-se de um item de grande importância e praticidade para quem deseja saúde e relaxamento. Ficar esperto com as normas de limpeza é o mínimo a ser feito para respeitar o lugar.

Os 10 Benefícios Incríveis de Sauna para a Saúde

Como não poderia deixar de ser, uma sauna a vapor oferece uma série de benefícios para a saúde. Seu uso não seria tão valorizado a toa, não é verdade? Utilizando-a corretamente, os benefícios chegam em pouco tempo, e pode atrelar a outros hábitos muito importantes no seu dia a dia para o bem.

Vamos ver na prática o quanto buscar uma sauna a vapor pode favorecer sua saúde. Não é difícil imaginar que ficar sentado ao vapor traz tantas vantagens.

1) Melhora a circulação sanguínea

Pense comigo: quando praticamos exercícios físicos, de qualquer intensidade, a tendência é que o sangue flua com mais intensidade, o que facilita bastante uma série de processos no organismo. É com essa intenção que podemos aproveitar bem o uso da sauna a vapor.

A temperatura do seu corpo durante um banho de sauna aumenta cerca de 2º C, e a pele cerca de 10º C. A mudança de calor faz com que endureça o seu corpo e, dessa forma, seus vasos sanguíneos se dilatam, o que permite o sangue fluir mais rápido e de uma melhor forma.

Além de ajudar na queima de calorias e relaxar os músculos, o aumento da circulação sanguínea pode prevenir de coágulos sanguíneos, podendo proteger contra trombose. Mas tome cuidado com um ponto: o coração trabalha muito mais do que qualquer outro músculo aqui.

Para pessoas com pressão muito baixa, ou que tenham pressão alta, ou ainda os que precisam de medicação para hipertensão, não é recomendado o uso da sauna. Por garantia, é bom procurar um médico com antecedência, para tirar qualquer fator de risco.

2) Serve como exercício

Como te falamos mais acima, a sauna a vapor pode servir como um exercício, ou melhor ainda, como um complemento relaxante para atividades mais pesadas. 30 minutos de sauna vão recuperar seus músculos com mais rapidez, tornando o ciclo de treinos completo.

A sauna pode ser considerada com um circuito de treinamento passivo, em que o corpo ganha mais resistência do que força. Considere se você pratica artes marciais, ou se deseja m corpo mais forte como um todo.

3) Desintoxica o corpo

A sauna estimula a produção de suor. Parece superficial de primeira, principalmente com a infâmia que nossos líquidos naturais possuem, porém não se engane, já que os benefícios a saúde são bem sutis nesse caso. Com algumas sessões regulares na sauna a vapor, você literalmente lava o corpo, só que de dentro para fora.

Os litros de suor perdidos com uma prática regular não só estimula a circulação, como esse fluxo maior do sangue ajuda a expelir boa parte das toxinas presentes em nosso organismo. Para você ter uma ideia, aqui vai uma curta lista de doenças e problemas que você evita ao fazer sauna corriqueiramente.

  • Tireóide;
  • Infarto;
  • Acidente Vascular Cerebral;
  • Alzheimer;

Isso sem contar os relaxamentos musculares que ele fornece. A sauna a vapor pode ser uma grande aliado da sua saúde se usada corretamente e com frequência.

4) Alivia doenças respiratórias

A sauna a vapor é um grande aliado para quem sofre de uma série de doenças respiratórias. Se é o seu caso ter crises constantes de bronquite, rinite alérgica, ou ainda asma, aqui está uma solução para os seus problemas, junto a natação.

O ar respirado durante uma sessão de sauna é quente e úmido, podendo aliviar problemas respiratórios. Ela ajuda a abrir as vias aéreas e nasais, podendo aliviar dores e fortalecer o sistema imunológico.

E lembra o que falamos lá em cima, sobre a sauna a vapor permitir a inclusão de alguns óleos essenciais ao vapor? Pois bem, é aqui que eles ganham uma grande funcionalidade. O uso dos óleos corretos, como cravo e lavanda, por exemplo, potencializam ainda mais os efeitos da sessão. Para quem gosta de um bom chá, vai entender na hora como esses elementos fazem diferença.

E para finalizar os excelentes efeitos desses óleos, a aplicação ainda garante mais rapidez na recuperação muscular, e principalmente na desintoxicação do corpo. Quem diria que uma sessão de sauna a vapor não só te deixa saudável, como um bom aroma depois. Tudo bem que parte vai sair no banho obrigatório que precisa tomar uns minutos depois da sessão, mas não deixa de ser uma vantagem.

5) Melhora o sistema imunológico

Essa é uma consequência direta da boa circulação sanguínea, proporcionada pelas sessões constantes de sauna a vapor. Se você seguir uma sequência dentro dos seus limites, e corretamente, uma das vantagens oferecidas pelo sangue fluir mais rápido é ter uma resistência bem maior a doenças.

De forma geral, todos os tipos de sauna podem ajudar a proteger o organismo contra resfriados e pequenos problemas. As células do sistema imunológico aumentam após a sauna.

Mas é somente nos modelos a vapor que o sangue, aquecido em uma temperatura mais amena nesse tipo de ambiente, consegue produzir as células brancas responsáveis pela imunidade de maneira mais eficiente. Considere o aditivo dos óleos essenciais, e será possível trabalhar até casos mais específicos, como já mencionamos.

6) Regula a pressão arterial

Outra ótima consequência da sauna a vapor feita da maneira correta, graças aos efeitos da boa circulação sanguínea. Com o sangue fluindo com mais facilidade e rapidez, a pressão arterial pode voltar aos seus níveis mais regulares, e daí sim recuperar e proteger o organismo de uma série de doenças.

E nesse quesito, as saunas a vapor oferecem uma vantagem ainda maior. Como seus modelos operam abaixo de 60 ºC, e com a opção de ter uma umidade mais baixa, o corpo fica livre de riscos de sobrecarregar com os efeitos da vaporização, só recebendo os benefícios.

Mas assim como o primeiro ponto levantado acima, só use realmente se não estiver dentro dos grupos de risco. Apesar de muito benéfica, usar uma sauna a vapor sem estar dentro dos parâmetros é mais perigoso do que eficiente.

7) Fortalece o coração

Pelos riscos que falamos mais acima, é estranho considerar que a sauna possa ser benéfica de maneira mais direta a quem usa a sauna, não é? Como falamos antes, a questão tem mais a ver com fatores prévios do que o uso da sauna a vapor em si. Na verdade, se usada de uma boa maneira, é bem possível que haja benefícios ao coração.

Muitos estudos comprovam que alguns minutos de sauna por dia pode melhorar a função de células endoteliais, que revestem as artérias do coração. Cerca de 40% das pessoas que fazem a sauna conseguem esse benefício com mais facilidade.

Além de ser útil na insuficiência cardíaca, durante alguns dias de sessão é possível ver uma redução na pressão arterial, melhorias na capacidade de bombeamento do coração, maior tolerância ao exercício e maior consumo de oxigênio. Por isso é importante atrelar a prática da sauna com outros exercícios físicos, para que o coração trabalhe de maneira plena e equilibrada.

E para tornar a prática ainda mais interessante, é recomendável que, após a sessão da sauna, tome um banho gelado. Ao contrário do que parece, o choque térmico vai fortalecer o coração e estimular seu funcionamento. Mas não deixe passar muito tempo após a sessão, certo?

8) Ajuda a relaxar

Um dos motivos para as saunas a vapor terem tanta fama é por conta desses efeitos relaxantes. Não é por acaso que as casas de sauna no Japão e mais alguns países dessa parte do oriente são tão procuradas: para uma galera que já trabalha em um ritmo muito intenso, é importante relaxar, e saber como relaxar.

Uma boa sessão na sauna a vapor traz efeitos calmantes para a mente e para a alma. Por isso é fácil reparar melhorias durante os dias, melhor sono e até uma redução de dores. Para quem tem outros problemas decorrentes do estresse, a busca pela sauna, e de preferência por todos os demais ambientes que a compõem, fazem toda a diferença.

Com um bom relaxamento, através da sauna ou como seu complemento, você evita uma série de doenças perigosas, sobretudo as relacionadas com a pressão arterial. Aqui, falamos bem sobre os riscos do estresse, e o que pode fazer além da sauna para ficar tranquilo.

9) Potencializa o sono

É tanto uma consequência do relaxamento do estresse, como diretamente da sauna. Com a circulação sanguínea equilibrada, menos estresse, além do próprio esforço que o corpo faz por estar em um ambiente quente por uma quantidade expressiva de tempo, o corpo fica relaxado o bastante para descansar.

Para quem busca esses efeitos específicos no organismo, o ideal é fazer sessões de até 20 minutos. Se possível, adicione óleos essenciais a sauna cujos efeitos também sejam relaxantes, como a camomila, por exemplo.

Para quem sofre de insônia e apneia, que especificamente está relacionada a distúrbios respiratórios, uma única sessão quente seguida do banho frio vão tornar sua noite muito mais prazerosa para dormir. Vai por mim, você vai ficar bem relaxado.

10) Recupera as lesões e dores reumáticas

A sauna ainda pode ajudar a reduzir o tempo de recuperações de diversas lesões, como artrites e dores musculares. Quem sofre com dores de natureza reumática também ganha uns ótimos benefícios, sobretudo de quem tem problemas na coluna. Assim como o coração, o choque térmico da sauna a vapor com a ducha fria após a sessão, ajuda a acelerar o processo de metabolismo e recuperação, tornando as dores muito mais leves de lidar.

E como se não bastasse tudo isso, a capacidade de estimular as glândulas endócrinas aumenta o que pode ser saudável para regular humor, metabolismo, função sexual e processo reprodutivo, além da função de tecidos, fazem da sauna a vapor um dos itens mais valorizados quando se trata de recuperar a saúde e o bom humor.

Ufa, o que não faltou foi informação, não é? A sauna a vapor está repleta de bons benefícios para a saúde, e é de sua responsabilidade buscar as alternativas que valem a pena para quem deseja mais tranquilidade em uma rotina tão puxada. Não deixe de cuidar bem da sua saúde, meu amigo, e até a próxima!

2018-11-02T16:54:52+00:00

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