fbpx

Novembro Azul – Combate ao câncer de próstata

O Novembro Azul é uma campanha que já está cada vez mais disseminada no Brasil. O que é ótimo para uma série de fatores, principalmente aqueles ligados aos cuidados, tratamentos e prevenções do câncer de próstata. Cada vez mais é preciso falar sobre este assunto que, por parte de alguns homens, acaba sendo evitado. Seja por desconhecimento ou seja por preconceito.

A saúde masculina é, por si só, um tanto quanto mais “difícil” de ser tratada por diversos motivos. E o principal deles é justamente pelo descompromisso do homem com o seu próprio corpo. O que é muito ruim para levar uma vida mais tranquila, leve e saudável no médio e longo prazo.

E no caso dos tratamentos e prevenções do câncer de próstata, não é diferente. Por isso, no texto de hoje, vamos falar um pouco sobre como esta doença pode afetar a sua saúde e o que você pode fazer ainda hoje para se prevenir ou, caso necessário, fazer um tratamento. Acompanhe!

novembro azul

Novembro Azul – o que é?

Antes mesmo de entrarmos nos detalhes sobre o assunto, precisamos entender o que de fato é o Novembro Azul. Este é, na verdade, um nome símbolo para que a mídia e as pessoas de forma geral, possam falar sobre um assunto que nem sempre é fácil: o câncer de próstata.

Assim como o Outubro Rosa, a ideia é conscientizar as pessoas para que haja o cuidado correto, os exames indicados e as prevenções necessárias. Afinal, sabemos que aquele velho ditado é muito importante neste caso: é melhor prevenir, do que remediar.

E no caso do câncer de próstata, mais ainda. A prevenção é a melhor forma de saber exatamente o que está acontecendo com o seu corpo e, desta forma, ter um controle maior do que fazer ou não fazer. E no mês de Novembro, os alertas e as pautas de diversas empresas de mídia se voltam para, de fato, falar sobre o câncer de próstata de uma forma mais ativa e consciente.

Para você ter uma ideia deste problema, o câncer de próstata é considerado a segunda maior causa de mortes em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos! Este é um número assustador, se levarmos em consideração que muitos homens acabam falecendo por este motivo e muitas vezes nem sabiam que estavam com este problema.

Assim sendo, entenda um pouco mais sobre o assunto abaixo. Acompanhe!

Para ler depois: Como massagem aumenta a produtividade.

Afinal, o que é a próstata e o que ela faz?

Antes de mais nada, precisamos entender exatamente o que é a próstata e o que ela faz. Basicamente, a próstata é uma glândula que todos os homens possuem. Ela fica alojada próxima da bexiga e é responsável principalmente pelo auxílio na produção de espermatozóides. Ou seja, é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a próstata não faz a ereção ou ajuda na ejaculação. Ela é apenas uma “construtora” de sêmen, auxiliando no processo de produção do líquido que é responsável por levar os espermatozóides até o óvulo.

Ou seja, ela é fundamental para todos os homens que pensam em ter filhos algum dia. E por isso, merece cuidado e acompanhamento. Mas, nem sempre as coisas ficam claras para a maioria dos homens, pois esta glândula é “interna” e, por isso, ela não recebe o devido valor e cuidados.

novembro azul

O câncer de próstata é muito comum

Conforme mencionamos anteriormente, o câncer de próstata é mais comum do que você imagina. E isto é considerado “normal” por alguns homens que sequer imaginam o problema que o câncer pode causar. Há alguns homens que adoecem e nem imaginam que seja por conta da próstata!

No Brasil, estima-se dezenas de milhares de homens doentes a cada ano, com uma média de 66 casos a cada 100 mil homens. Ou seja, é mais comum do que você pensa. Mas, este dado também não deve servir para causar pânico ou medo. Pois o problema pode ser evitado caso os procedimentos sejam feitos do jeito certo.

E é justamente por este motivo que o Novembro Azul surge na sociedade: como uma forma de conscientização e ajuda. Pois muitos homens sequer imaginam que eles podem ter um problema tão grave em uma região do corpo que talvez eles nem saibam que exista. Ou, muitas vezes, há também a resistência de falar sobre o assunto, seja por insegurança ou por resistência.

Por isso, se cuidar é muito importante. Prevenir é fundamental e entender mais sobre o seu corpo fará com que você tenha uma vida muito mais saudável, feliz e tranquila. Continue lendo para entender um pouco mais sobre o câncer de próstata.

Para ler depois: Benefícios de comer salada.

Quais são os principais sintomas do câncer de próstata?

O câncer de próstata é um problema que, como já mencionamos, afeta milhares de homens por ano em todo Brasil. E muitas vezes eles sequer sabem que tem o problema, o que é péssimo para um tratamento efetivo. E o Novembro Azul é também útil neste sentido, para auxiliar no entendimento de todo o problema.

E uma das coisas mais importantes a entender, são os sintomas da doença. E aqui entra algo muito negativo: geralmente a doença não tem sintomas durante a fase em que o tratamento ainda é possível ou garantido. Ou seja, quando os sintomas aparecem de fato, já pode ser tarde demais para qualquer ação.

E por isso é que a recomendação principal de fato seja o diagnóstico precoce através dos exames que vamos falar mais a frente. Pois quando a doença começa a demonstrar sintomas, significa que ela já está muito avançada e em uma fase que dificilmente o tratamento será bem-sucedido. Mas isto isto também não significa dizer que o tratamento será mal-sucedido, ok? É apenas uma forma de entender que, quanto antes o tratamento ocorrer, melhor!

Veja os principais sintomas que a doença pode demonstrar no seu corpo.

novembro azul

Dor óssea

A dor óssea é talvez um dos sintomas mais imperceptíveis do câncer de próstata, pois é muito difícil associar uma coisa na outra. Por exemplo, para um homem que já possui uma idade um pouco mais avançada, talvez as dores ósseas sejam uma consequência disso. E neste pensamento, os homens acabam não associando com o câncer de próstata.

Este é um sintoma que pode afetar diversos ossos do corpo e, quando você estiver sentindo, é importante também entender que isto pode ser reflexo de outra coisa que não necessariamente está ligada a osteoporose ou outras doenças ósseas.

Para ler depois: Saiba tudo sobre o estresse.

Dores ao urinar

As dores ao urinar talvez sejam uma das formas mais “simples” de entender que o câncer de próstata está desenvolvido em seu corpo. No entanto, é importante também ter um controle emocional quanto a isso, pois é possível que dores ao urinar também apareçam devido a uma simples infecção urinária ou até mesmo devido a outros problemas. Por isso, fique calmo.

Entretanto, é importante sempre ter o sinal de alerta ligado. E o Novembro Azul também ajuda neste sentido, para alertar sobre os possíveis sintomas de uma doença silenciosa e que, quando se manifesta, já pode ser tarde. Ao sentir qualquer dor ou ardência ao urinar, procure um urologista o quanto antes e reporte o problema.

Vontade de urinar com frequência

A vontade de urinar com frequência também aparece como um dos sintomas mais aparentes do câncer de próstata. Ela está presente no dia a dia e pode fazer com que você tenha que ir ao banheiro diversas vezes mesmo sem ter ingerido água. Para quem ingere água durante o dia inteiro (o que é recomendado), estas vontades serão, obviamente, ainda mais frequentes.

Ou seja, somente por sentir muita vontade de ir ao banheiro não significa que você tem câncer de próstata. Mas significa que você precisa ficar atento e tentar entender o seu comportamento no dia a dia, principalmente se você perceber que não ingere muita água naturalmente.

Presença de sangue na urina e/ou no sêmen

Talvez o alerta maior e que pede mais urgência, seja a presença de sangue na urina ou no sêmen. Quando você perceber que seus fluídos estão com uma cor diferenciada e notar que isto é sangue, significa que sim, há algo de errado com o seu organismo. E é mais do que importante você buscar ajuda de um urologista o quanto antes.

Quando há presença de sangue na urina ou no sêmen, significa que há alguma inflamação ou alguma célula que possui algum machucado ou corte. Pois para sangrar, as células precisam estar “feridas”. E quando isto acontece, significa que o estágio do câncer de próstata pode estar muito mais avançado do que se imagina.

Procure um urologista o quanto antes.

novembro azul

O Novembro Azul ajuda a alertar os fatores de risco

Além de ficar atento aos sintomas do câncer de próstata, é muito importante que o homem também atente-se aos famosos “fatores de risco”. Eles existem para qualquer tipo de doença ou condição e são considerados uma preocupação a mais, visto que as chances de desenvolver a doença também são maiores.

Um exemplo super prático disso, são pessoas com diabetes. Esta é uma doença que é facilmente transmitida para os filhos, por exemplo. Afinal, a condição genética irá construir o organismo de formas semelhantes. E se a mãe ou pai tiverem uma condição neste sentido, podem transmitir para os filhos de forma direta.

Entretanto, não é somente isto que precisa ser levado em consideração. A condição genética vai muito além de somente uma cadeia de DNA. Ela pode se espalhar por diversos membros da família. Por exemplo, se algum tio tiver uma condição, ela pode se manifestar em você. É o caso do câncer de mama, no caso das mulheres. Se houver casos na família, as chances de contrair são ainda maiores.

Por isso, ficar atento e fazer uma “pesquisa” sobre o assunto na sua família é muito importante. Veja abaixo os principais fatores de risco que precisam de uma atenção redobrada.

Idade

O fator da idade é crucial. O câncer de próstata se desenvolve principalmente em homens mais velhos, a partir de 55 anos. O que não significa que em homens mais jovens não possa ocorrer. Mas é mais raro, visto que no Brasil, em cada dez diagnósticos, nove são em homens com mais de 55 anos.

Ou seja, ao se aproximar desta idade, é mais do que importante fazer os exames e estar em dia com a sua saúde. E claro, não deixar pra “cima da hora”. Quanto antes você procurar um urologista para falar sobre o assunto, melhor!

Histórico familiar com câncer

Esta condição é justamente o exemplo mencionado anteriormente. Um fator de risco é ter algum membro da família que já teve câncer de próstata antes dos 60 anos. Pode ser pai, avô ou irmão. Homens que se enquadrarem nestes critérios, podem facilmente desenvolver também a doença. Por isso, muita atenção!

Sobrepeso e obesidade

O peso corporal também é considerado um fator de risco. Alguns estudos já mostram que a doença tende a acontecer também em homens que possuem sobrepeso ou até mesmo obesidade. Na verdade, esta condição de peso acima do ideal é considerada crucial para desenvolver diversas doenças, não só o câncer de próstata. Por isso, cuidar da saúde alimentar e praticar exercícios físicos é fundamental. E vamos falar mais sobre isso em seguida.

Veja também: Como relaxar o corpo cansado?

médico prescrevendo receita

Como prevenir o câncer de próstata?

Para prevenir o câncer de próstata não há outra forma, se não se atentar para os fatores de risco, sintomas e, principalmente, fazer o exame. O exame é a forma mais eficiente de descobrir qualquer anomalia de forma precoce e conseguir ter sucesso no tratamento. Prevenir é melhor do que remediar. E neste caso, é fundamental, visto que o estágio avançado da doença é cada vez mais difícil de controlar.

Além disso, há outros critérios que você pode e deve levar em consideração para prevenir a doença. Veja abaixo.

Ter uma alimentação saudável

A alimentação saudável é talvez uma das melhores formas de prevenir qualquer doença. E o mesmo vale para o câncer de próstata. Se alimentar bem também significa cuidar dos nutrientes e nutrir as células com o que elas realmente precisam. Equilibrar o consumo de carboidratos, doces, proteínas e vegetais fará com que seu corpo seja muito mais saudável em todos os aspectos.

Manter o peso corporal adequado

O sobrepeso ou obesidade é muito negativo e pode fazer o câncer de pele se desenvolver mais rapidamente. Por isso, procure fazer exercícios físicos e movimentar o corpo em prol de uma saúde melhor. Mantenha o peso ideal para sua idade e altura. Isto fará toda diferença.

Além disso, você pode também buscar um spa masculino para construir ainda mais o seu bem-estar.

Praticar atividade física

Esta dica está relacionada com a dica anterior. Pratique atividades físicas constantemente! O seu corpo precisa disso para construir uma resistência maior para doenças. Não hesite em frequentar uma academia, caminhar ou qualquer outra forma de manter o corpo ativo.

Não fumar

O cigarro é uma substância extremamente prejudicial para o corpo inteiro. Ele trará malefícios extremos para seu corpo e, obviamente, fará com que o câncer de próstata se desenvolva com ainda mais agressividade. Afinal, tudo que o corpo não precisa, está contido no cigarro. Por isso, evite fumar.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Assim como o cigarro, as bebidas alcoólicas também são muito negativas. Elas podem desencadear mutações nas células que, com o tempo, podem virar tumores. Beba com moderação ou, se possível, evite!

médico

Como tratar o câncer de próstata

O tratamento do câncer de próstata é feito a base de medicamentos ou remoções cirúrgicas. Mas vai depender muito de paciente para paciente. Por isso, não podemos “cravar” uma forma de tratar. Uma série de fatores são levados em consideração, como idade, estágio da doença, condição física, condição de saúde, etc.

Por isso, o mais importante é você prevenir! Esta prevenção é feita através do conhecimento e dos exames com urologistas. A prevenção é a arma mais eficaz para evitar algo pior e, quando descoberto cedo, o câncer de próstata é muito mais facilmente controlado.

O Novembro Azul ajuda a combater o preconceito que domina este assunto entre os homens

Infelizmente, o preconceito é algo que gira em torno dos homens quando o assunto é cuidados pessoais. E o Novembro Azul vem para desmistificar uma série de ruídos de informação neste sentido.

Não há motivos para ter vergonha ou medo de fazer o exame de toque. É a sua saúde que está em jogo e também o seu lado emocional. Pois viver durante anos com a ansiedade de não saber como anda a saúde da sua próstata não é nada aconselhável.

Se você estiver nas faixas de risco ou mesmo estiver na idade básica para um exame (40 anos), não hesite. Faça o quanto antes! Cuidar de você é sinônimo de se amar. E você merece ter uma vida plena e feliz, sempre.

Novembro Azul no Spa-Well Being

Para celebrar o Novembro Azul e ajudar cada vez mais homens a falarem sobre o assunto, o Spa-Well Being está fazendo uma promoção incrível, com 50% de desconto na entrada em todas as quartas-feiras do mês de Novembro.

Esta é a nossa forma de oferecer para você ainda mais bem-estar e saúde. Afinal, ter uma vida repleta de coisas boas é muito importante. Cuide-se!

2019-11-04T14:53:29-03:00

Sobre Nós

Acreditamos que todo homem mereça ter um momento de relaxamento e revitalização ao longo da semana. Por isso, criamos o SPA urbano para homens com ambiente estritamente familiar e tradições orientais.