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O que comer antes e depois de fazer sauna?

Ir para a sauna pode ser considerado um exercício físico tranquilamente, ao menos quando se trata de fazer certos cuidados com o corpo antes e depois do mesmo. Sim, sabemos que sozinho ele não é suficiente, como já vimos por aqui. Ainda assim, é arriscado não tomar as devidas precauções com a saúde, se não quiser ter problemas de verdade com o seu corpo. E isso envolve o que comer antes e depois de fazer sauna.

Os exames clínicos são importantes para evitar quaisquer problemas que não eram perceptíveis no dia a dia. Contudo, se você não se alimenta corretamente nos momentos certos, a chance de você não aproveitar os benefícios da sauna é grande. Pior ainda, pode ter umas consequências severas quanto a isso é mais perigoso ainda.

Para que não caia nessa malha fina, preparamos um bom guia com o que comer antes e depois da sauna, bem como algumas dicas boas e cuidados importantes para fazer a alimentação corretamente. E claro, alertar quanto aos riscos de não se alimentar bem nessas horas. Na prática, é a mesma lógica de fazer exercícios físicos: com uma boa prepraração antes, você garante que não vai ter problemas durante e depois.

Vamos começar.

Índice

 

  • A importância de uma boa alimentação
  • O que comer antes da sauna?
  • O que comer depois da sauna
  • Os riscos pela falta de cuidados
  • Considerações finais

 

A importância de uma boa alimentação

Comer bem deve fazer parte do dia a dia de qualquer, independente de fazer sauna, exercícios ou nenhuma dessas coisas. A qualidade de vida e a quantidade de doenças evitadas é tamanha que até mesmo aqueles custos considerados inevitáveis, como o uso de medicamentos, pode ser bem reduzida.

Considerando o nosso dia a dia, às vezes isso nem sempre é possível. Custos, falta de tempo para cozinhar em casa, ou mesmo outros fatores como o estresse, evitam que essas atitudes sejam levadas com mais afinco.

E olha que elas nem precisam ser algum tipo de obrigação. Na verdade, fazendo da maneira correta, se torna algo tão prazeroso quanto seria dar um bote naquela pizza do tamanho de quarteirão, por exemplo. Por falar nessa parte em específico…

A ideia aqui não é te limitar nas escolhas de alimentos, viu? A intenção é que veja a alimentação bem direcionada como uma vantagem para o seu dia a dia. Que seja uma maneira de apreciar a boa comida, ao mesmo tempo em que pode ter esses prazeres um pouco mais “arriscados”.

Tem quem chame isso de “dia do lixo”, ou “dia de sair da dieta”, coisas assim. Vamos chamar apenas de comer de forma ousada. Alimentando-se bem, essas opções não se tornam um peso na consciência, pelo contrário. Viram uma grata recompensa para quem tem uma saúde em dia. Os exercícios, e a sauna como já vimos, são outros aspectos essenciais para uma saúde plena.

E se ainda estiver em dúvidas, vejamos algumas boas dicas de alimentos que você pode começar a cuidar bem dessa alimentação.

O que comer antes da sauna?

Saunas são ambientes em que o corpo fica exposto a um ambiente extremo, de certa forma. Por mais relaxante que seja, internamente ele está muito ativo, a ponto de precisar de alguns bons cuidados depois do processo também. Sendo assim, sua alimentação deve estar pronta não apenas para dar ao corpo o que ele precisa para aguentar o processo, como evitar opções que podem colocá-lo em risco.

Isso mesmo, você se coloca em risco quando se alimenta de uma maneira ruim antes da sauna. Mas isso não vai acontecer, é só se cuidar bem, e vamos te mostrar como.

Consulte um médico antes de tudo

Como falamos em nosso artigo sobre como funciona uma sauna e seus similares, existem algumas restrições médicas específicas, como nos casos de diabetes, pressão alta e outros problemas de natureza cardiovascular. Para esses, já existem algumas restrições específicas que devem ser respeitadas.

Considere também o auxílio de um nutricionista caso já siga algum tipo de dieta. É natural que eles realmente passem, com detalhes, o que pode ser consumido ou não antes da sauna. Siga a recomendação nesses casos, já que está em tratamento de certa forma.

O horário para a refeição antes da sauna

No máximo 1 hora antes da sauna. Não coma e depois vá para a sala de acordo com menos tempo do que esse, e posso explicar com tranquilidade. Uma das características mais importantes no processo digestivo, mais do que as funções gástricas, é o fluxo sanguíneo. Isso vale tanto para demandar energia na própria digestão, como para levar os nutrientes absorvidos pelo corpo a seus respectivos lugares.

Quando você faz sauna ainda em digestão, o fluxo natural do sangue é alterado, e você pode não absover esses nutrientes com tanta facilidade, ou não aproveitar a sauna adequadamente.

Ou pior ainda: por conta de determinados alimentos que já vamos falar, você acabar com problemas estomacais. É por isso que os grupos de risco precisam ser alertados sobre a sauna, banhos quentes, e afins. Não se pode brincar com essas questões, por mais relaxantes que sejam.

Por isso, coma com 1 a 2 horas de antecedência da sessão, para facilitar o procedimento. Na Spa Well Being, é possível relaxar muito bem com uma lanchonete de acordo, comer bem, e dar o tempo que precisa para ir a sauna.

Os alimentos para comer antes da sauna

Após longa, porém necessária introdução, vamos listar algumas sugestões do que comer. A ideia não é limitá-lo, mas sim direcionar as melhores opções para apreciar uma boa alimentação, seguida de um bom momento de descanso. Vamos ao que interessa.

Alimentos com boa quantidade de água

O objetivo da sauna, de certa forma, é fazer com que perca água através do suor. Apesar de irem diversas toxinas e outros elementos nocivos embora, você também perde água de fato. Para ter uma boa resistência ao momento, pode investir nas seguintes opções.

  • Maçã
  • Melancia
  • Alface
  • Aipo
  • Rabanete
  • Couve-Flor
  • Tomate
  • Espinafre

Saladas com base nesses alimentos, e sobremesas, vão lhe dar a quantidade de água que precisa. E não esqueça de se hidratatar também, certo?

Fontes de Cálcio e Ferro

Não pense que apenas corredores e pessoas da terceira idade são as únicas a explorarem todo o potencial do cálcio e do ferro. Uma vez que o sangue e os músculos serão um dos principais estimulados com o processo da sauna, os dois guardam funções essenciais para o momento.

O ferro ajuda a levar o oxigênio para o sangue e produzir energia para os músculos, facilitando o processo de recuperação na sauna. O cálcio, por sua vez, reforça as contrações musculares, incluindo as do coração, além de auxiliar na coagulação sanguínea. Vejamos alguns alimentos que contenham uma boa quantidade de cálcio e ferro que não prejudicam a sua sauna. E devidamente separados em grupos.

Cálcio
  • Quiabo cozido
  • Iogurte Integral
  • Iogurte de Soja
  • Queijo Branco
  • Queijo Cottage
  • Castanha-do-Pará
Ferro
  • Brócolis
  • Espinafre
  • Couve
  • Coentro
  • Aveia
  • Uva passa
  • Rapadura/Açúcar Mascavo
  • Ervilha

Os dois em conjunto a outros minerais fornecem uma boa energia durante os exercícios, e proporcionam um bom relaxamento através da sauna. Para não pesar na alimentação, considere aproveitar suas fontes através de lanches leves.

Carboidratos e proteínas valem?

Sim, desde que sejam em uma quantidade mínima para se alimentar antes da sauna. Comer muito carboidrato antes de ir a sauna é perigoso: como eles aumentam os níveis glicêmicos de maneira sutil, você pode sofrer com uma pressão baixa ao longo das sessões de sauna.

As proteínas, por sua vez, podem vir em porções um pouco maiores. O foco delas continua direcionados aos exercícios, para o ganho de massa. E aqui vai um segredo: com um bom consumo de proteínas para exercícios, elas são melhor retidas ao fazer uma sessão de sauna ao fim das atividades. Para quem deseja ficar musculoso, fica a dica.

Vejamos alguns breves exemplos de carboidratos e proteínas que valem investir sem problemas.

Carboidratos
  • Pão Integral
  • Aveia
  • Grão-de-Bico
  • Castanhas
Proteínas
  • Ovo Cozido
  • Atum branco
  • Sardinha
  • Iorgute grego
  • Amendoim

O ideal é que alimentos dentro dessa categoria sejam mais um leve complemento ao lanche ou a refeição antes da sauna do que a base em si. A menos que você tenha feito exercícios físicos antes, e estes sim peçam por carboidratos e especialmente proteínas, não precisa levar essa parte de maneira tão intensa.

O quê comer depois da sauna?

Depois das sessões de sauna, é natural que o corpo esteja relaxado, e um pouquinho fraco. Mal ou bem, você esteve em um ambiente controlado, mas de calor constante. O alívio na mente também vem com um relaxamento do corpo, quase uma moleza, que não é ruim, só para constar.

Por isso, a alimentação não pode ser pesada ou exagerada. Pense nesse momento como uma alimentação similar ao café da manhã. Deve ser reforçada, porém não pesada demais. É quase um “lanchinho” antes de descansar de fato, então respeite bem suas escolhas.

Por falar nelas, considere as opções vistas acima, do que comer antes da sauna, caso esteja em dúvidas. São alimentos leves, fáceis de preparar, e fáceis de manter numa rotina. Mas para uma alimentação realmente completa nesse sentido, o ideal é explorar opções próprias, como as que veremos a seguir.

Alimentos com boa quantidade de sódio

Uma das atividades mais importantes na sauna é suar, naturalmente. A questão é que, embora a intenção seja liberar toxinas e nutrientes em excesso, um deles que vai com muito mais facilidade é o sódio.

Apesar do seu excesso ser perigoso, a falta dele é ainda maior, já que ele é o responsável pelo controle de líquidos no corpo, além de causar fraqueza no organismo se faltar demais. Vamos para algumas fontes simples que vão recuperar o sódio perdido sem desperdiçar sua sessão.

  • Queijo Parmesão
  • Salmão
  • Sopa
  • Arroz Branco

É bom ressaltar: são apenas porções pequenas, para repor um pouco do sódio perdido nas sessões de sauna.

Opções de alimentos com fibras

Fibras são uma opção extra e bem interessante para adicionar a sua alimentação após a sessão de sauna. Apesar de não parecer claro logo de cara, tem uma razão bem prática: retenção de líquidos. Mais especificamente, retenção de líquidos que ainda ficaram após a suor constante na sauna. Vejamos alguns exemplos.

  • Azeitonas Pretas
  • Ervilhas
  • Feijão
  • Cereais
  • Farelo de Trigo
  • Maçã
  • Frutas Secas

Além de garantir um pouquinho de líquido, consumir fontes de fibras após já preparam bem o corpo para novas alimentações, já que ele foi “limpo” antes. A regra do comer pouco se mantém, podendo ser até mesmo uma sobremesa, depedendo do que comer antes.

Fontes extras de proteínas

A sauna ajuda a manter boa parte das proteínas queimadas durante os exercícios físicos. Se você não comeu antes das atividades ou da própria sauna, aqui está uma boa chance de consegui-las. O ideal aqui é partir para as proteínas magras, sem gordura, e que vão te manter forte como deseja.

  • Atum ao natural
  • Peito de Peru
  • Peito de Frango
  • Camarão

O que NÃO comer depois da sauna!

Já vimos o que comer antes e depois da sauna. Quanto às formas, vai ao gosto de cada um, desde que respeitem aqueles limites saudáveis que fazem valer a sua sauna. Agora, para não dar mole mesmo com essa parte, você também precisa saber o que não comer.

É meio implítico o que uma atividade saudável como a sauna sugere a seus praticantes. O própio Spa Well Being tem um ótimo cardápio que preza pelo paladar bem aguçado, sabores incríveis e dentro da ideia de se manter na linha, vamos dizer assim.

Mas fora do ambiente tranquilo do spa, ou da própria sauna, existe todo um universo sombrio e tentador das comidas e até que podem sim te prejudicar diretamente depois das sessões.

Sempre é bom avisar que se trata de um momento em que o corpo foi levado a um limite moderado, portanto está sensível a certos grupos de alimentos, como alguns que vamos listar a seguir.

Sorvetes e alimentos gelados

Bem como seus correlatos, como sundays, petit gateau e outros do tipo. A razão é curta e simples: choque térmico. O seu corpo estava em altas temperaturas. Logo, ingerir alimentos gelados como um sorvete pode causar dilatações perigosas na corrente sanguínea, isso sem contar a congestão que pode pegar. Deixe o sorvete para mais tarde ou outro dia.

Comidas muito densas

Isso inclui aquela purê de batatas ou inhame caprichado, bolos, ou ainda pratos mais tradicionais como o tacacá e uma feijoada. Aqui é mais por precaução do que risco. Com o corpo relaxado, e que de certa forma já gastou bastante energia, comer pratos que exigem muito do seu corpo pode tornar a digestão mais demorada, e o descanso mais difícil.

Excesso de gorduras

Aqui é o de praxe. Se você fez sauna e possivelmente exercícios com o intuito de perder peso e eliminar as gorduras ruins, partir para o ataque daquela picanha mal passada ou uma porção de frituras é uma sacanagem desnecessária.

Guarde essas opções, em porções menores, para dias em que não fizer sauna, para matar a vontade, e não correr um transtorno que não precisa. Sabe os alimentos pesados mencionados acima? Então, é o mesmo princípio.

Dicas para um bom lanche e descanso após a sauna

Bom, já deu para ver que todo cuidado é essencial, certo? E com sua intenção de relaxar bem, vale a pena manter essa atenção mesmo depois de já ter “relaxado”. Afinal de contas, o corpo fala bem quando tratamos ele direitinho.

É importante levar esses cuidados a sério para não ter problemas depois, e nós já meio que fizemos isso em detalhes acima, com uma lista extensa do que é legal comer, e as opções não tão boas para isso.

Mas não seríamos completos sem algumas dicas, certo? Aqui vão mais algumas para deixar a sua alimentação ainda mais proveitosa depois da sauna, sem riscos, e com muito sabor.

1 – Água é bom sempre, comece com ela

Apesar da boa alimentação antes e depois da sauna, ainda assim você perde água numa quantidade que precisa ser reposta. Ela é necessária para que não sofra algum tipo de efeito indesejado com a sauna, por mais benéfica que seja.

Mas aqui vai uma dica importante. Se for beber logo após que sair de sessão, não tome gelada. O seu corpo vai sentir o choque térmico na hora, causando um mal estar que realmente não combina com o momento. Comece com água em temperatura ambiente, e aos poucos beba gelada.

2 – Um sanduíche equilibrado é uma boa pedida

Não faz sentido algum fazer uma sessão de sauna, e em menos de algumas horas partir para um rodízio, ou algo próximo em que vai comer bastante, e potencialmente tirar todo o efeito benéfico do procedimento.

E comer bem não é comer muito. Claro que você não precisa partir para o extremo oposto e comer um prato conceitual de um menu degustação, em uma quantidade mínima. O segredo é equilibrar, sem rodeios e sem maiores problemas.

Um bom sanduíche, com ingredientes que promovem a saciedade com pouco, e nutrientes que vão deixá-lo satisfeito e feliz em todos os sentidos, é o suficiente após uma sessão de sauna. Se não gostar de sanduíches, pode aproveitar opções que sigam a mesma linha. O foco é realmente explorar muito com bem pouco.

3 – Nada de esforços físicos!

Eu sei que provavelmente você não vai se arriscar a esse ponto. Mas sempre é bom lembrar que o corpo está em um estado de “moleza” depois de uma sessão, logo você não precisa fazer grandes esforços físicos para garantir esse momento.

E com um detalhe tão importante após a sauna, que é comer, você realmente não precisa fazer mais esforços físicos do que realmente deveria. Uma recomendação que pode caber aqui, facilmente, é fazer alongamentos leves, para complementar o momento, e antes de dormir.

4 – Nada de refrigerantes

Sucos, beleza. Vitaminas, depende do quanto. Agora refrigerantes e seus similares, nem pensar. Se tem um órgão que trabalha bastante nessas horas de sauna, além da corrente sanguínea, são os rins.

Caso beba refrigerantes, sucos de saquinho, ou mesmo café, você acaba dificultando as funções renais, incluindo mais substâncias nocivas do que benignas em um corpo que já trabalhou bastante para eliminar toxinas.

E o café? Ou melhor dizendo, e a parte do café que dizem fazer bem a saúde? Continua valendo, mas nesse caso específico, não. A cafeína tem suas propriedades energéticas, diuréticas e estimulantes, totalmente o oposto do que se busca quando vai para uma sauna, certo? Então evite o café e seus similares aqui.

Os riscos pela falta de cuidados

Existem ambientes propícios para se arriscar, pois existe toda uma segurança oara casos de acidentes. A sauna não é perigosa se você seguir as normas de segurança certinho, e não burlar as restrições médicas. E isso vale para a alimentação também: achar que toda essa questão do que comer antes e depois de fazer sauna é furada é um erro dos grandes.

Primeiro, ao comer muito, você expõe o corpo sem necessidade. Com alimentos pesados, você torna a digestão mais longa, o que por tabela torna o corpo mais fraco durante a sessão de sauna. Isso tira pouco proveito do momento, o que também leva a prejuízos, de certa forma.

Comer em cima da hora é outro grande risco. Se você está faminto e a sessão começa em menos de uma hora, o ideal é você realmente adiar por mais um tempo. Pode parece uma perda de tempo, mas é um ganho em segurança. Fazer sauna com fome é ruim, e fazer de estômago muito cheio em pouco tempo é pior.

E nem preciso falar de comidas como “fast foods”, salgados de lanchonetes, e outros do tipo… Apesar de saborosos, não cabem nesse momento, e na verdade devem caber em pontos bem específicos da semana mesmo. Fica a seu crítério julgar se vale a pena ou não.

Considerações finais

Saber o que comer antes e depois de fazer sauna é bem simples e até fácil, desde que você tenha atenção nos detalhes e, principalmente tenha respeito consigo mesmo. É um momento de relaxar e trazer o corpo ao seu melhor estado, então faça-o com carinho. Até a próxima!

2019-03-11T17:00:14-03:00

Sobre Nós

Acreditamos que todo homem mereça ter um momento de relaxamento e revitalização ao longo da semana. Por isso, criamos o SPA urbano para homens com ambiente estritamente familiar e tradições orientais.