fbpx

O que é Sauna? Faz bem para Homens? Como fazer? Saiba Aqui

Você sabe o que é sauna? Será que sauna faz bem para homens? Como fazer sauna de uma forma eficiente e positiva? Bom, estas e outras perguntas serão respondidas a partir de agora. Afinal, sabemos o quanto é importante para você entender de um assunto antes mesmo de simplesmente sair praticando, não é mesmo?

Para entender o que é sauna, antes mesmo precisamos considerar alguns aspectos deste procedimento. E então, tudo pode ser entendido mais facilmente. Antes de mais nada, é importante que você saiba que existem dois tipos de sauna: a vapor e a sauna seca. Ambas possuem benefícios e práticas específicas que iremos entender a partir de agora!

Vamos lá?

Para ler depois: Benefícios da sauna masculina.

o que é sauna

O que é sauna? As diferenças entre sauna seca e sauna a vapor

Para entender o que é sauna, vamos dividir a explicação em dois passos. Primeiro, explicando o que é sauna seca. Depois, explicando o que é sauna a vapor. E, a partir disso, você já pode tirar suas próprias conclusões. Mas, de forma resumida, podemos dizer que uma boa sauna é composta por uma sala fechada onde as temperaturas são consideravelmente altas. E são altas de propósito, pois geram uma série de benefícios que iremos entender em seguida.

A sauna é um ambiente para suar e gastar energias e calorias. Muitos consideram ela um exercício excelente para emagrecimento e diversas outras melhorias na saúde. O que é uma verdade, uma vez que você fica sentado em uma bancada por cerca de 15 a 20 minutos, apenas esperando o calor agir em seu corpo. E é neste momento que a “mágica” acontece.

Porém, é preciso também cumprir algumas práticas de boa-conduta para manter o ambiente estritamente familiar e confortável. Falaremos disso mais adiante. Mas, antes, vamos entender as diferenças entre sauna seca e a vapor, que são as opções disponíveis.

O que é sauna seca?

A sauna seca é uma das mais convencionais do mercado. Afinal, sua estrutura muitas vezes é mais simples do que a sauna a vapor (que iremos explicar abaixo). Na sauna seca, a sala é reservada e revestida com madeiras de alguns tipos específicos. E o calor é garantido devido ao aquecimento do ambiente. É como se fosse um ar-condicionado gigante, operando em potência máxima para deixar o espaço aquecido.

A sauna seca não possui uma umidade tão elevada, o que acaba “disfarçando” um pouco a sensação do calor. Mas, isto não faz dela menos eficiente. A verdade é que cada usuário encontrará o modelo que mais sentir-se bem: seca ou a vapor. E, falando em sauna a vapor, vamos entendê-la a partir de agora!

O que é sauna a vapor?

A sauna a vapor é também conhecida como sauna úmida. Basicamente, o calor concentrado dentro da sala é fornecido por um sistema hidráulico que transforma a água em vapor. Este é um dos modelos mais tradicionais do mercado, embora seu custo de implementação seja um pouco mais elevado. Afinal, precisa-se de muita água para que tudo funcione perfeitamente.

A sauna a vapor é indicada para pessoas que moram em regiões mais quentes. As temperaturas da sauna a vapor podem ultrapassar os 95 graus, caso o usuário deseje. Mas, é sempre importante respeitar as condições e limites do seu corpo. Não force e nem exagere. Principalmente nas primeiras sessões.

Sauna faz bem para homens? Veja os benefícios

Agora que você já entendeu o que é sauna, está na hora de entender um pouco mais sobre o que de fato a sauna proporciona no corpo. Como você sabe, esta é uma prática saudável. Ou seja, a sauna é feita para quem busca relaxar, sentir-se melhor fisicamente e psicologicamente. São tantos benefícios em fazer uma boa sauna, que eles são auto-explicativos. Veja alguns:

  • Use a sauna para emagrecer;
  • Melhoria considerável da circulação do sangue;
  • Eliminação de toxinas do corpo;
  • Um incrível exercício que você fica parado;
  • O sistema imunológico é incrivelmente melhorado;
  • Evita doenças respiratórias – Asma, Bronquite, etc;
  • Sistema cardíaco fortalecido de forma geral;
  • Pressão arterial equilibrada;
  • Ajuda a melhorar as suas noites de sono de uma forma incrível;
  • Recuperação de lesões e fortalecimento muscular de forma geral;
  • Relaxamento para aumentar a produtividade e o bem-estar;

Falaremos sobre cada um deles de forma detalhada a partir de agora. Acompanhe e veja como a sauna pode ser incrível para o seu corpo e mente!

Leia também: Sauna em SP – Qual a melhor?

o que é sauna

Use a sauna para emagrecer

Não podemos explicar o que é sauna, se não mencionarmos os incríveis benefícios que ela oferece. E o primeiro deles, é um dos que mais atraem usuários: emagrecimento! Sim, a sauna pode te fazer emagrecer! O que é mais incrível, é que você simplesmente precisa ficar sentado no ambiente e esperar tudo acontecer. O que parece contraditório, pois qualquer tipo de atividade física precisa ser feita de uma forma ativa.

Sauna emagrece e isto acontece devido ao fato do seu sistema cardíaco aumentar muito durante as exposições ao calor. A umidade ou o calor em si fazem você suar e seu coração trabalhar em um ritmo acelerado. Logo, este processo faz o seu corpo gastar uma energia incrível. O que, na prática, garante o seu emagrecimento.

Melhoria considerável da circulação do sangue

Outro ponto positivo de fazer sauna, é a melhoria considerável na circulação do sangue. Se você não sabe, o sangue é um dos principais responsáveis por transportar no nosso corpo todos os nutrientes e vitaminas. Logo, se esta circulação não acontece de uma forma equilibrada e fluída, necessidades vitamínicas ocorrerão.

E a sauna é excelente para unir estes critérios, uma vez que o calor e a umidade fazem você gastar energia (queimar gorduras) e liberar um pouco mais os vasos sanguíneos. O que também acontece, é a dilatação dos vasos nos momentos de prática, o que ajuda muito o sangue a circular mais fluidamente!

Eliminação de toxinas do corpo

Eliminar toxinas é um dos benefícios mais evidentes da sauna. E isto também está relacionado com o tópico anterior. Afinal, a boa circulação sanguínea faz com que o sangue possa levar as toxinas para áreas de descarte (como a urina), e isto é realmente importante para o corpo. Muitas vezes, sentimos nosso corpo cansado, pesado e inchado. E estas situações geralmente tem relação com o excesso de toxinas.

Praticar sauna regularmente faz com que estas toxinas possam, aos poucos, serem eliminadas. E assim, você garante uma vida mais leve e menos tóxica, literalmente. O suor e a dilatação dos poros da pele, também são excelentes aliados na hora de eliminar aquelas toxinas que tanto fazem mal para nosso organismo.

Um incrível exercício que você fica parado

O que é sauna? Bom, talvez ela pode ser resumida nisso: um incrível exercício que você fica parado! E é uma verdade. Afinal, a sauna faz com que diversos dispositivos e órgãos do nosso corpo sejam ativados, da mesma forma que seriam com a prática de corridas ou caminhadas. Logo, pode ser considerado um exercício físico.

Especialistas sugerem que alguns minutos de sauna equivalem ao mesmo que um exercício aeróbico médio na academia. Afinal, o sistema cardíaco é exigido e acelerado de uma forma incrível. E isto por si só já garante que o seu metabolismo trabalhe de uma forma que queime gorduras, dilate artérias e melhore sua condição física. A sauna pode ser realmente incrível!

o que é sauna

O sistema imunológico é incrivelmente melhorado

O sistema imunológico é responsável por manter o nosso corpo em dia e com saúde. Mas, ele somente trabalhará a nosso favor, caso nós o ajudemos a isso. Por exemplo, de nada adianta você ser uma pessoa extremamente fitness e que frequenta a academia todos os dias, se outros aspectos da sua vida estão desequilibrados. Por exemplo, a saúde mental é importantíssima para que tenhamos um sistema imunológico devidamente equilibrado.

Ou seja, é um apanhado de muitas situações que só podem estar em dia se você ajudar. E uma destas ajudas é justamente a prática da sauna. Ela pode proporcionar situações incríveis de relaxamento e sensações muito boas de “dever cumprido”. E, como você sabe, nosso corpo precisa disso para ter energia. E, com energia, o sistema imunológico tem mais fluidez para agir.

Evita doenças respiratórias – Asma, Bronquite, etc

Outro ponto que faz parte do entendimento do que é sauna, são as doenças que podem ser evitadas. No caso dos problemas respiratórios, a umidade e o calor de uma boa sauna podem de fato ajudar. Afinal, as vias aéreas também são dilatadas e limpas, assim como as artérias, conforme mencionamos anteriormente. E isto é realmente incrível, pois além de proporcionar mais qualidade de vida, garante o seu bem-estar no médio e longo prazo.

Asma e bronquite são extremamente comuns entre diversos grupos de pessoas. E só quem sente, sabe o quanto é ruim. Por isso, consulte-se com um médico (isto é indispensável) e pratique atividades alternativas para colaborar com um possível tratamento. Ter qualidade de vida é digno de todos!

Sistema cardíaco fortalecido de forma geral

O sistema cardíaco é o que nos faz, de fato, viver. Se ele não estiver devidamente organizado e alinhado, dificilmente poderemos ter uma vida saudável. Problemas cardíacos muitas vezes estão associados a questões hereditárias, e há pouco o que fazer. Porém, eles também estão muito ligados a questões de estilo de vida. Por exemplo, deixar de praticar exercícios e alimentar-se mal pode ser muito danoso para sua saúde.

E a sauna, mais uma vez, entra como uma atividade positiva para fortalecer o sistema cardíaco. Quando o corpo é exposto a situações de muito calor, ele tenta trabalhar para manter a temperatura do corpo. Logo, este trabalho faz com que o coração tenha que bombear mais sangue, as artérias dilatam e tudo se fortalece. Mas, obviamente, jamais inicie uma atividade que force o sistema cardíaco sem antes consultar-se com um médico, ok?

Pressão arterial equilibrada

A pressão arterial é tão importante quanto o sistema cardíaco de forma geral. Quanto mais alta estiver sua pressão, maiores são as chances de um AVC. E quanto mais baixas elas estiverem, maiores são as chances de desmaios. Por isso, é fundamental que você busque o equilíbrio. E isto só é possível com uma vida mais saudável e práticas realmente positivas para o seu corpo.

E mais uma vez, a sauna entra como opção. Ela pode proporcionar o equilíbrio que sua pressão precisa para trabalhar de forma mais suave. Novamente: nunca descarte uma consulta médica antes de qualquer nova atividade, ok?

Ajuda a melhorar as suas noites de sono de uma forma incrível

Dormir bem é mais do que importante. Na verdade, pouca gente considera esta uma boa prática. Principalmente para quem quer focar em produtividade, dormir pode ser “perda de tempo”. Mas a verdade é que dormir é tão importante quanto qualquer outro tipo de atividade. É dormindo que seu corpo se recupera e constrói a energia que você precisa para o próximo dia.

Noites mal dormidas podem ter relação direta com sua qualidade e estilo de vida. E não podemos deixar de entender o que é sauna, se não considerá-la uma fonte incrível de recuperação de sono. A sauna pode fazer você dormir melhor, de forma constante e linear para que seu próximo dia seja realmente produtivo. Dormir bem é fundamental. Lembre-se sempre disso.

Recuperação de lesões e fortalecimento muscular de forma geral

Se você possui qualquer tipo de lesão muscular, saiba que a sauna também pode ser uma excelente aliada na recuperação. Afinal, o corpo é exposto a situações de “regeneração”, com o sistema cardíaco acelerado e o sangue circulando de forma ativa e constante. E isto, por si só, já ajudará as lesões a cicatrizarem. Afinal, seu corpo estará extremamente ativo neste momento.

Relaxamento para aumentar a produtividade e o bem-estar

E, por último, um dos principais benefícios da sauna para homens: relaxamento! Sim, você sabe que para produzir, é preciso relaxar. Por mais contraditório que possa parecer, é fundamental ter a mente limpa e tranquila para iniciar um novo dia de trabalho. E a sauna tem este incrível poder. Relaxe em um ambiente especializado e dedicado para você.

Mas, como de fato começar a fazer sauna? O que levar em consideração agora que você já sabe o que é sauna e quais são os benefícios? Falaremos sobre isso a seguir. Acompanhe!

o que é sauna

Homens, como fazer sauna da forma certa?

Homem, você sabe como pode aproveitar o máximo de uma sauna? Agora que você já entendeu o que é sauna, é fundamental entender como ela deve de fato ser feita. Os benefícios são realmente incríveis e podem de fato transformar a sua vida. Mas, ao mesmo tempo, é importante atentar-se para alguns simples critérios que farão toda diferença. Veja só.

Tome um banho antes de entrar no ambiente da sauna

O primeiro ponto que você precisa levar em consideração para fazer sauna, é entender que um banho prévio é mais do que importante. E para entender isto, basta considerar que este é um ambiente para suar. Logo, se o seu corpo estiver com qualquer tipo de resíduo externo, tudo poderá ficar mais difícil. 

Recomendamos que você utilize uma bucha natural/vegetal para se banhar e retirar ao máximo as partículas de sujeira que estão em sua pele. Isto facilitará a abertura dos poros para a limpeza que acontecerá de dentro para fora a partir do início da atividade.

Mantenha a higiene no espaço – Leve sua toalha e chinelos

Recomendamos também que você sempre leve a sua própria toalha e chinelos. Além de muito mais higiênico, esta é uma excelente forma de você sentir-se ainda mais a vontade, com seus itens e produtos pessoais. Por mais que a sauna em questão possa oferecer estes itens, há algo inconsciente que nos faz crer que somente nossos materiais estão devidamente higienizados. São questões de crenças.

E depois que você terminar de usar o espaço da sauna, lembre-se de limpar novamente e entregar da mesma forma que recebeu. Leve seus itens junto de você e não deixe qualquer tipo de material no local.

Regule a temperatura de acordo com o seu corpo

Agora, é a hora da prática! Escolha entre sauna seca e a vapor e regule a temperatura de acordo com o que seu corpo precisa. Faça testes e, no início, recomendamos uma temperatura mais tranquila. Respeite ao máximo o seu corpo e seus limites. Somente assim você conseguirá ter bons resultados fazendo sauna.

Quanto tempo ficar na sauna?

Não podemos entender o que é sauna, se não entendermos quanto tempo precisamos nos dedicar a ela. Pois bem, neste caso, recomendamos de 15 a 20 minutos por sessão. Há pessoas que aguentam menos e pessoas que aguentam mais. Mas, isto são individualidades e você precisa encontrar a sua. 

Encontre um espaço dedicado a você

E, por último, encontre um espaço que possa proporcionar tudo isso para você, homem. Quanto mais personalizado, exclusivo e familiar for o local, melhor para você ter bons resultados. Por isso, o SPA Well-Being está de portas abertas esperando a sua visita. Conheça o nosso espaço e certifique-se de você estará em um local dedicado aos cuidados masculinos, bem-estar e relaxamento que você tanto merece!

2020-03-13T17:49:02-03:00

Sobre Nós

Acreditamos que todo homem mereça ter um momento de relaxamento e revitalização ao longo da semana. Por isso, criamos o SPA urbano para homens com ambiente estritamente familiar e tradições orientais.