fbpx

Onde passar a virada de ano com amigos ou família?

A virada de ano com amigos ou família é sempre um momento especial. Para quem busca a renovação, um novo começo e uma oportunidade de recomeçar ou fazer algo diferente para melhor, o reveillon é fantástico. Há quem acredite que o esta data é igual as outras. Na teoria, até é. Mas há muitos significados e muitas oportunidades neste momento.

Para quem acredita em superstições, muitas práticas são adotadas neste momento. Seja por uma crença religiosa ou mesmo uma vontade própria de acreditar que algo mudará e será diferente. E tudo isso é, sem sombra de dúvidas, aceitável e respeitável.

Há quem julgue as pessoas por tais atos. Mas isto não é justo, pois cada um possui uma realidade e, claro, cada um fará o ritual de passagem de uma forma diferente. Este é um momento muito pessoal, envolvente e único. Por mais que aconteça todo ano, cada ano é único.

E para te ajudar a se inspirar para este novo ano que está chegando, separamos uma lista de locais que você pode passar a virada de ano com seus amigos ou família. O mais importante, é entender que não há “regra”. Ou seja, você poderá passar este momento no lugar que achar mais viável.

Há quem queira aproveitar ao máximo e, com este pensamento, acaba não aproveitando nada. Pois o que seria este “máximo”? Para alguns, estar próximo de pessoas queridas. Para outros, estar em um local incrível. Mas a verdade é que estes clichês padrões não precisam ser considerados.

E nossa primeira dica, é: aproveite do jeito que você puder aproveitar! Há diversas oportunidades e alternativas para diversos tipos de viradas de ano. E vamos entender um pouco mais isso a seguir com algumas ideias que cabem no seu bolso! Acompanhe.

virada de ano

Virada de ano com amigos ou família – Excelentes opções para você aproveitar

Aproveitar a virada de ano é algo que a maioria dos brasileiros busca todos os anos. É cultural de nosso povo ocidental marcar a passagem de ano como uma forma de recomeços. Há sempre uma oportunidade e uma alternativa a espera no ano que se inicia. E por isso, muitas vezes a escolha do local é também importante.

Há quem goste de viajar. Há quem goste de ir para a praia. Há quem goste de ficar em casa e há quem precise ficar em casa. Todas as alternativas são válidas, igualmente dignas e respeitáveis. Por isso, fizemos uma lista para te ajudar a se encontrar neste momento e, claro, encontrar um bom local para estar.

Para que tudo fique mais fácil, pense no que você realmente quer fazer. E sabe uma excelente forma de fazer isso? Deixando um pouco as redes sociais de lado e sentindo um pouco mais as suas vontades e desejos.

Afinal, quando estamos o tempo inteiro vendo a vida das outras pessoas, estamos na verdade vislumbrando a vida “perfeita” delas de forma que queiramos copiar. Mas nem sempre é possível simplesmente copiar. Muitas vezes é preciso entender onde estamos, o que podemos e como chegaremos lá.

Por isso, nossa lista inicial pauta-se em oportunidades, criatividade e viagens. Veja só:

Para ler depois: Lazer em São Paulo para homens.

Festa e queima de fogos da sua cidade

O dia 31 de Dezembro geralmente é uma data festiva em todas as cidades do Brasil (e praticamente do Mundo). E isto faz com que muitas destas cidades ofereçam a oportunidade de ter uma festa e uma queima de fogos em comemoração ao reveillon. Se você mora em uma cidade que produz este evento para os moradores e visitantes da cidade, a primeira dica é aproveitar o que estiver perto.

Principalmente para quem quer economizar e gastar pouco com as festividades de virada de ano, é uma excelente alternativa buscar as oportunidades que estão próximas de você. Muitas vezes pode ser chato e entediante, principalmente se você não costuma sair muito das redondezas durante o ano ao mesmo que as comemorações não sejam tão legais quanto em outro local.

Mas para quem precisa fazer uma forcinha para fazer esta data ainda especial, mas com um gasto menor, vale a pena. Afinal, todos os anos teremos a virada de ano. E todos os anos surgem novas oportunidades para que você construa algo legal e interessante para você.

A não ser que sua cidade não tenha nenhum tipo de comemoração. Neste caso, você poderá ir até a cidade vizinha mais próxima para aproveitar o que eles tenham preparado para receber o novo ano. E falando em ir para uma cidade vizinha próxima, podemos ir direto ao próximo tópico, que fala sobre isso. Acompanhe!

fogos de artifício

Organize uma mini-viagem com as pessoas que você gosta

Para quem quer aproveitar a virada de ano de uma forma mais completa e ampla, por assim dizer, poderá fazer uma mini-viagem com amigos, família ou parentes que sejam próximos. Esta mini-viagem pode ser para qualquer lugar, até mesmo para uma cidade vizinha, como no exemplo anterior!

Ou seja, se a sua cidade não oferece uma estrutura adequada para passar uma boa virada de ano, com conforto e opções, procure uma cidade nas redondezas que ofereça isso. Geralmente cidades maiores com um número maior de habitantes terá mais capacidade financeira de projetar uma festividade de virada de ano.

Se você optar por isso, recomendamos se programar com antecedência. Se a cidade que você for é famosa pelas viradas de ano, saiba que o trânsito será complicado e o movimento será intenso. Mas, mesmo que a cidade não tenha a cultura de grandes festas de virada de ano, recomendamos que você vá com um dia de antecedência.

Assim, você pode se acomodar, descansar, encontrar pontos de interesse que sejam interessantes e, claro, se adaptar. Quando chega-se em cima da hora, dificilmente você estará aliviado o suficiente para aproveitar o momento ao máximo (estresse, trânsito, cansaço, correria, etc).

Seja o anfitrião e dê uma festinha de fim de ano para as pessoas que você gosta

Outra excelente dica de locais que você pode ir para a sua virada de ano é, adivinhe só, na sua própria casa! Sim, você poderá construir um ambiente repleto de criatividade e amor sendo o anfitrião de uma festinha ou de um encontro entre família e amigos para passar o reveillon.

Esta é, na verdade, uma alternativa que poucas pessoas consideram. Afinal, todos procuram por locais para ir, o que fazer, etc. E na verdade, acabam esquecendo que podem construir o próprio ambiente de virada de ano e, com isso, ter um momento incrível ao lado de pessoas queridas e amadas.

Ser anfitrião não é tão simples. Envolve sim algumas responsabilidades. Afinal, as pessoas precisam sentir-se em casa e precisam aceitar o seu convite. Caso contrário, esta opção não é válida. Mas, quando está tudo encaminhado, torna-se muito prazeroso de organizar a casa, preparar a área de lazer, pensar nos comes e bebes e, claro na decoração.

Se a sua casa for pequena, ou morar em um apartamento sem muito espaço, não se preocupe. Você ainda pode ser anfitrião! Basta você alugar um espaço para dar a sua festinha e receber os seus convidados.

Hoje em dia é muito simples de encontrar espaços relativamente baratos para organizar um mini evento. E estamos falando de casas, não pense que você precisa alugar um salão ou uma área de festas enorme, ok?

Alugar uma casa no interior, por exemplo, pode ser uma alternativa. Chame seus amigos, passe o endereço, decore do seu jeito e, claro, deixe todos a vontade para uma virada de ano incrível. Que tal?

fogos de artifício

Cidades oportunas para uma boa festa de reveillon no Brasil

Além de todas as dicas anteriores, você ainda pode viajar! Sim, além de receber os convidados, fazer uma mini-viagem para a cidade vizinha ou mesmo aproveitar a festa de virada de ano da sua cidade, você pode planejar uma viagem com antecedência e transformar o reveillon em algo ainda mais especial.

Seja com amigos ou com sua família, uma viagem sempre pode ser bem-vinda. E, se você coincidir com as datas de fim de ano, melhor ainda! Você poderá sair alguns dias antes das festas e retornar alguns dias depois. Assim você poderá aproveitar a sua viagem de forma geral e, claro, evitará trânsito (caso precise usar o carro).

O deslocamento de pessoas apenas na data da virada de ano ou natal se quadriplica facilmente nas estradas brasileiras. Por isso, evitar de fazer a sua viagem exatamente neste dia pode ser muito benéfico. Ainda mais se a sua viagem for para algum local turístico, conforme listamos abaixo. Veja!

Florianópolis

Floripa é o destino turístico mais famoso de Santa Catarina quando o assunto é verão. E, como você sabe, no hemisfério sul a virada de ano e o natal acontecem justamente na época de maior movimento nas praias. E tudo acaba se conciliando, transformando o momento em algo incrível, divertido, diferente e muito prazeroso.

Florianópolis tem diversas praias, de norte a sul. E você poderá optar em ficar em qualquer uma delas, desde que você esteja confortável, claro. Os locais mais procurados pelos turistas para a virada de ano é o centro e o norte da ilha. No centro, acontece a tradicional queima de fogos na ponte Hercílio Luz. Um espetáculo a parte. Já no norte da ilha, estão algumas das melhores praias. Ótimas oportunidades para juntar o útil ao agradável.

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é outra excelente praia em Santa Catarina. Muito procurada por turistas argentinos e chilenos, ela também fica lotada na virada de ano. Se você quiser programar uma viagem para estas datas, recomendamos que faça isso de forma antecipada para encontrar bons locais e, claro, conseguir melhores preços.

O valor de uma diária em um apartamento médio, que não seja beira-mar, pode custar na faixa de 3 mil reais. O que pode ser muito para o padrão brasileiro de gastos com viagens. Por isso, planeje-se! Ou, caso queira, poderá passar somente a noite da virada de ano na praia.

É um local extremamente cheio, com muitas pessoas e muito movimento. Mas que pode ser também aproveitado, visto que a cidade oferece muita estrutura para os turistas: bares, restaurantes, quiosques, faixa de areia alongada, etc.

virada de ano

São Paulo

São Paulo talvez seja a cidade capital com maior número de festividades da virada de ano. Geralmente a principal acontece na Avenida Paulista, fazendo com que milhares de pessoas se desloquem para o local para curtir o reveillon. Há diversas alternativas nas redondezas para que você possa aproveitar não somente a queima de fogos, mas o momento em si.

Viajar para SP nesta época pode não ser o “sonho de consumo” de muitas pessoas, visto que a maioria está de férias e procura um local que não seja a cidade grande para ficar. Por isso, a praia e o campo acabam sendo alternativas muito plausíveis para a grande parcela da população.

E justamente por isso, se você não mora em cidade grande, poderá ser uma oportunidade fazer parte de uma grande festa de virada. São Paulo vai te receber bem, desde que você respeite todo mundo na rua e entenda que esta é uma data diferenciada.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro, obviamente, é famoso em qualquer época do ano. Desde o carnaval, até a virada de ano, muitas coisas acontecem na cidade. Além de que o clima praiano e de férias acaba tomando conta da maioria das pessoas. Por isso, se você for do interior ou mesmo de uma cidade metrópole que não tem praia, o Rio pode chamar sua atenção.

Copacabana talvez tenha um dos reveillons mais famosos do mundo, com queima de fogos, shows ao vivo de cantores famosos e muita festa. Além de que a estrutura dos bares e restaurantes nas redondezas impressiona. Porém, ao mesmo tempo, você precisa se preparar para enfrentar muitas pessoas na rua.

Se você busca calmaria, paz e tranquilidade, talvez Copacabana não seja o ideal. Mas, se você procura muito agito e muita curtição o tempo inteiro, o Rio será o lugar ideal para você neste momento do ano.

Trancoso

Trancoso na Bahia é um lugar exótico e que merece muita atenção para quem deseja passar uma virada de ano diferenciada. Esta talvez seja a cidade da Bahia mais disputada durante as festas de fim de ano. Afinal, lá você terá espetáculos de música, dança, gastronomia e paisagens incríveis!

E o melhor: a programação começa a acontecer já no dia 27 de Dezembro. Ou seja: o ideal é que você vá antes do dia 31 para aproveitar ao máximo o que a cidade tem a oferecer e, desta forma, ter uma virada de ano incrível!

Búzios

Búzios é outra excelente opção de viagem para a virada de ano. Para quem busca um espaço menor, mais retirado e exclusivo, é uma ótima ideia. Você contará com uma ótima estrutura de bares e locais para estar durante a virada. Além da praia, é claro. A cidade oferece uma programação exclusiva, com música e DJs durante boa parte do dia.

Ótimas cidades para uma ótima festa de reveillón fora do Brasil

E para quem quer passar a virada de ano fora do Brasil? Bom, tem muitas opções que devem ser consideradas. Mas, é claro, sempre lembrando que você deve se organizar cedo para conseguir bons ingressos, boas hospedagens e bons locais na cidade escolhida, ok? Veja uma lista de cidades pelo mundo que oferecem ótimos ambientes para você levar seus amigos e família durante o reveillon.

  • Paris
  • Londres
  • Nova York
  • Berlim
  • Buenos Aires
  • Lisboa
  • Amsterdam
  • Bruxelas
  • Madrid
  • Los Angeles
  • Cancún
virada de ano

A importância de fazer desta data um marco e uma passagem de ciclo

A virada de ano, conforme já mencionamos, é um marco e uma excelente forma de encerrar um ciclo e começar outro. Por isso, aproveitar o momento é fundamental. Do ponto de vista psicológico, é imprescindível que criemos momentos que sejam marcos em nossas vidas. Isto nos faz seguir em frente, encontrar propósito e continuar firme.

Por isso, não importa onde e nem como você vá passar a sua virada de ano com amigos ou família. O fundamental é que você entenda que todo ano a virada de ano vai existir. Mas o ano só será diferente se você tomar atitudes para que ele de fato seja diferente.

Você pode ter as superstições que for, pode ter a crença religiosa que tiver. Tudo isso é importante e fundamental para que possamos encontrar motivação. Mas, é também importante que você nunca deixe de fazer sua parte. E encerrar um ciclo para começar outro é um ótimo momento para isso.

E uma dica final: esqueça um pouco as redes sociais neste momento. Assista a queima de fogos ao vivo, e não pela tela do celular, enquanto ele filma. Por mais que sim, você terá ótimas recordações com fotos e vídeos, viver o momento de forma real é muito importante. Pois isto trará futuras lembranças que podem despertar motivações e ainda mais propósito.

Isto também não quer dizer que você precisa abandonar tudo e não compartilhar nada, ok? O importante, é ter equilíbrio. E quando estamos ao lado de pessoas que são importantes, especiais e que nos fazem bem, o ideal é aproveitar o momento real.

Boas festas!

Leia também: Como a massagem aumenta sua produtividade?

2019-12-28T16:24:03-03:00

Sobre Nós

Acreditamos que todo homem mereça ter um momento de relaxamento e revitalização ao longo da semana. Por isso, criamos o SPA urbano para homens com ambiente estritamente familiar e tradições orientais.