fbpx

A importância do relaxamento para aumentar a produtividade

Quando o assunto é aumentar a produtividade, muitas técnicas e práticas são levadas em consideração. Seja alguma forma de aproveitar melhor o tempo ou mesmo algum jeito de superar a pauta da maior necessidade para a menor. No entanto, o que pouca gente acaba percebendo é que, para uma produtividade e um desempenho muito melhor no dia a dia, o relaxamento e o descanso são necessários. Vamos falar sobre isso no decorrer do texto. Acompanhe.

Aumentar a produtividade

Está claro: hoje em dia há uma necessidade cada vez maior de produção e superação de metas. Seja se você trabalha em uma empresa ou mesmo que trabalhe de forma autônoma ou empreendendo, produzir e atingir objetivos é importante. Mas no meio de todo este alvoroço, muitas vezes deixamos passar alguns pontos importantes e que realmente importam.

E um deles, é o descanso e o relaxamento. Para aumentar a produtividade de uma forma positiva e saudável, não basta ter a melhor agenda ou a mais precisa organização no seus e-mails. É claro que isto é importante também, mas é um fator secundário. Acima de tudo, você precisa estar relaxado!

E este assunto muitas vezes é considerado tabu na sociedade. Afinal, há quem considere o descanso, a pausa e o bem-estar um verdadeiro exagero e luxo. Mas não é. O foco, a disciplina e a produtividade só serão melhoradas a partir do momento que o seu cérebro desligar de tudo e seu corpo entrar em um estado de paz e relaxamento físico.

E é exatamente para falar desse assunto, que separamos algumas dicas e motivos para você levar o seu bem-estar a sério e não negligenciar as suas necessidades. Acompanhe.

aumentar a produtividade

Descansar não é um luxo, é necessidade

Aumentar a produtividade não é tarefa simples. Algumas vezes, sim, encontraremos erros no processo e ao mudar algo aqui e algo ali, a produtividade acaba aumentando. No entanto, é preciso considerar um fator extra e primordial, que não está diretamente ligado com as planilhas ou a agenda na mesa. Estamos falando do relaxamento.

Infelizmente, há uma resistência muito grande por parte dos homens em cuidar da sua própria saúde. Isto é perceptível em diversas camadas da sociedade. E o mesmo acontece com situações relacionadas ao descanso e ao bem-estar. Acredite, o relaxamento é considerado um luxo e até mesmo algo muitas vezes visto como inaceitável.

Ele está associado erroneamente com o pré-conceito de que relaxar o corpo cansado é o oposto de ser produtivo ou render no trabalho. O que não está correto. Este tipo de apontamento surge por diversos motivos e um deles é justamente o fato de que há metas para bater e objetivos a serem atingidos, bitolando e reprimindo a cognição de uma forma extremamente pesada.

Afinal, sabemos que quando estamos cansados, nada funciona da forma correta. E o cansaço não necessariamente está associado ao quesito físico após uma partida de futebol ou uma corrida na rua. Pelo contrário. O cansaço físico pode ser uma condição imposta pelo cérebro pela alta carga de estresse durante o dia.

Mas, como resolver esta condição? Veremos isto ao decorrer deste texto. Acompanhe.

aumentar a produtividade

Nosso cérebro funciona muito melhor estando relaxado

O nosso cérebro é um músculo. Da mesma forma que quanto mais ele for estimulado e “treinado”, mais ele ficará inteligente. Ou seja, mais ele estará preparado para enfrentar desafios e situações. No entanto, assim como qualquer músculo, ele também cansa. Só que diferentemente de qualquer músculo do corpo, muitas vezes o cérebro não dá os sinais necessários para entendermos que ele precisa descansar.

Aumentar a produtividade tem muito a ver com esta situação, pois quanto mais cansado o cérebro, menos ele será produtivo. Logo, o contrário precisa ser feito: quanto mais relaxado ele ficar, mais produtivo ele será. Por isso, um cérebro que trabalha em alta potência por muitas horas precisa, na mesma intensidade, relaxar.

No entanto, sabemos que esta não é a tarefa mais fácil do mundo. Muito pelo contrário. Ainda mais hoje em dia em que estamos conectados 24h por dia. Por mais que sair do escritório seja “terminar o dia de trabalho”, ele não necessariamente termina. Sempre estamos recebendo um e-mail. Sempre estamos respondendo uma mensagem no WhatsApp. Sempre estamos pensando naquela planilha que não está pronta.

E isto é extremamente negativo no curto e, principalmente, no longo prazo. Quem nunca ligou um filme na Netflix e depois de 20 minutos percebeu que estava pensando em um problema de trabalho? Isto acontece e é comum. Tem como evitar? Infelizmente, não. Mas tem como melhorar (e muito) esta condição, onde se preparar para ela é a melhor das formas, já que não podemos evitá-la.

aumentar a produtividade

Tenha objetivos claros para o seu dia

Se há uma condição que torna o dia improdutivo, é a falta de objetivos e metas. Esta é uma das formas mais simples de organizar o que você precisa fazer. Afinal, quando visualizamos o trabalho na nossa frente, cumpri-lo se torna muito mais fácil (e prazeroso) do ponto de vista da produtividade. Por exemplo, se você trabalha em um escritório e precisa desenvolver algumas atividades burocráticas no computador, pode ser chato de fazê-las pois aquilo não é tangível.

Agora, se você tivesse que desenvolver um trabalho braçal, como por exemplo lavar uma calçada ou mesmo que construir um muro, por mais que seja mais pesado, do ponto de vista de produtividade é mais tangível, pois você consegue enxergar o projeto ganhando forma de um jeito melhor.

É por isso que é muito importante anotar tudo que você precisa fazer durante o dia. Aumentar a produtividade é também sobre saber qual direção seguir e saber qual o melhor caminho para isso. Quando estamos enxergando a tarefa na nossa frente (papel) e não acumulamos no nosso cérebro, há um potencial enorme para desenvolver a atividade de uma forma mais prática, rápida e profissional. Você faz seu cérebro relaxar para o restante e concentrar-se apenas no que está acontecendo.

Mas não se engane, isto não é tudo! Conforme mencionamos antes, organização é importante, mas não é a chave. A chave é o combustível. Assim como um carro que só andará se estiver abastecido e só andará pelos melhores caminhos com um GPS instalado (organização e direcionamento), seu cérebro só será produtivo se estiver abastecido de energia. Leve sempre isto em consideração!

O estresse é uma ameaça para a produtividade

Precisamos falar sobre o estresse. Ele é uma realidade nos lares da maioria dos brasileiros. E isto é muito preocupante, visto que é uma ameaça muito pesada para a produtividade. Se o seu objetivo for aumentar a produtividade, precisa lidar com o estresse de uma forma mais ativa. No entanto, infelizmente, esta é mais uma difícil realidade de ser enxergada.

Quando estamos estressados, muitas vezes colocamos a culpa no trabalho. O que é uma justificativa plausível. No entanto, muitas vezes esta condição de estresse é escondida ou confundida com um simples dia ruim de trabalho. Mas então começa-se a ter dias ruins mais frequentes e com mais intensidade, e você começa a procurar culpados. E é neste momento que não percebemos, mas o estresse já tomou conta do nosso dia a dia.

Estar estressado não significa estar bravo ou zangado. Significa sentir-se desmotivado. Improdutivo. Casado mentalmente. E diversas outras situações que acabam por não serem consideradas. Mas que são uma bomba relógio e que, se não fizermos nada para desarmar, com o passar do tempo elas explodirão. O que pode significar consequências muito ruins para a sua vida. Tanto pessoal quanto profissional (pois querendo ou não, estão interligadas).

Mas, como curar o estresse? É o que falaremos no tópico a seguir. Acompanhe.

aumentar a produtividade

Use o tempo livre para atividades relaxantes

Usar o tempo livre para atividades relaxantes é uma das formas mais práticas de sair, aos poucos, do estresse. Embora isso seja clichê, acredite, muita gente não faz. E quando faz, acaba fazendo de uma forma que torna-se monótono e estressante da mesma forma. Por exemplo, se o seu momento livre coincide com um momento que o trânsito está ruim, será estressante da mesma forma. Ou seja, somente isso também não é suficiente. Mas é importante.

Usar o seu tempo livre para praticar atividades que você realmente goste não pode ser deixado em segundo plano. E quando falamos em atividades prazerosas, esqueça o trabalho ou qualquer ligação com algo que você já faz frequentemente. No entanto, você pode pensar: Há quem ame o trabalho e enxerga nisso uma fuga da realidade. O que pode ser positivo, até certo ponto.

Mas, como assim até certo ponto? Imagine que todo exagero é uma falta. Tudo que você faz de forma extremamente exagerada, significa que há algum buraco sendo tapado em algum ponto da sua vida. E o excesso de trabalho, por mais que a pessoa considere prazeroso, pode ser na verdade uma forma de fugir do que está acontecendo. O que é muito comum.

Por isso, quando falamos em usar o tempo livre para atividades relaxantes, falamos ao pé da letra: relaxar é preciso! Frequente locais que proporcionem um relaxamento físico. Se você gosta de praia, vá a praia. Se você gosta de piscina, vá nadar. Se você gosta de jogar futebol e sentir seu corpo exausto, vá jogar futebol. E sempre faça-se a seguinte pergunta: o que você realmente gosta de fazer?

Mas responda esta pergunta de uma forma sincera e verdadeira. A vida não pode ser só preencher relatórios, pagar contas e esperar os boletos. Pense nisso!

Não leve trabalho para casa

Sim, nós sabemos que esta muitas vezes não é uma escolha fácil. Principalmente se você trabalha sozinho ou é empreendedor. Mas quanto mais você puder evitar de levar trabalho pra casa, melhor. Esta ação não só faz você viver o dia inteiro dentro da mesma bolha, como poderá criar uma atmosfera extremamente ruim para toda a sua família.

A sua casa é um ambiente para relaxar, descansar e aproveitar. E isso significa dizer que você nunca possa trabalhar em casa? Claro que não. Você pode trabalhar em casa. Tanto é que hoje há uma cultura de freelancer muito grande no Brasil. O problema está em transformar absolutamente tudo em trabalho.

Ou seja, se você passar o dia todo fora de casa e ainda assim quando estiver em casa tiver que trabalhar, começara a sobrecarregar demais o seu inconsciente. E logo será perceptível que você não tem mais uma casa para chegar e descansar. Procure tratar este espaço como um local restrito, embora possa ser difícil no começo, principalmente se você já possui uma rotina de levar trabalho para casa.

Um dica para fazer a transição, é começar aos poucos. Vá reduzindo a quantidade de trabalho que você leva pra casa e, aos poucos, conseguirá virar a chave.

relaxamento

Investir em bem-estar é uma das melhores formas de melhorar a produtividade

Para aumentar a produtividade, não há receitas mágicas. Há processos de adaptação, mudanças e, obviamente, relaxamento. A importância de relaxar é enorme e você precisa executar isso constantemente. Um corpo relaxado responde muito mais facilmente a seus pensamentos. Um cérebro fresco é muito mais receptivo a novas tarefas e metas para o dia, sem enxergar aquilo como monótono ou repetitivo.

Mas como relaxar de verdade? Além de todas as nossas dicas anteriores, você pode (e deve) investir em bem-estar. E uma das formas e fazer isso é, por exemplo, ir a um spa. E, conforme mencionamos anteriormente, este é um tema que muitas vezes é considerado tabu. Principalmente pelos homens que, historicamente, não gostam de prestar atenção no seu conforto e saúde.

Em um spa masculino, como o Well-Being, você poderá descarregar todo aquele dia ou semana estressante no escritório. É um local familiar, para revigorar as energias e começar a cultivar uma experiência de bem-estar que você merece. Tenha dias melhores e mais relaxados, cumpra metas e objetivos com mais gás e, obviamente, lide com o estresse de uma forma ativa.

Conforme mencionamos anteriormente, há diversas alternativas para que a sua produtividade aumente. Mas não há nada melhor do que atacar o problema: o cansaço físico e mental. Afinal, se você ama o seu trabalho, não deixe que uma carga de estresse estrague tudo. Boa sorte!

2019-09-09T09:44:49-03:00

Sobre Nós

Acreditamos que todo homem mereça ter um momento de relaxamento e revitalização ao longo da semana. Por isso, criamos o SPA urbano para homens com ambiente estritamente familiar e tradições orientais.