fbpx

Saúde Masculina – Bem-estar, boas práticas e bons hábitos

A saúde masculina é um tema que está em debate o tempo inteiro. E isto acontece, geralmente, por um motivo aparente: os homens não se cuidam! Ou pelo menos, a maior parte deles. Infelizmente, esta é uma realidade que pode desencadear uma série de problemas futuros. O que acaba sendo o “objetivo” de muitos: a preferência por remediar à prevenir.

No texto de hoje, vamos entender um pouco mais sobre a saúde masculina e alguns cuidados que você pode ter para garantir mais vitalidade e qualidade no seu dia a dia. Vamos falar de boas práticas e bons hábitos que podem ajudar a prevenir uma série de doenças físicas e mentais.

Afinal, é direito de todos os homens terem uma vida menos pesada e doentia, não é mesmo? Mas, para isso, alguns paradigmas e preconceitos precisam ser quebrados de uma vez por todas. Assim sendo, falaremos também destas barreiras mentais que podem atrapalhar a saúde masculina de forma geral.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então, acompanhe o texto e vamos lá!

saúde masculina

Saúde Masculina – Como ser um homem saudável?

Não é novidade que os homens vivem menos do que as mulheres. Esta é uma estatística geralmente citada em reportagens e matérias de jornais. Mas, com uma onda de “desconfiança” que assola a maioria das pessoas, fica difícil saber “em quem acreditar”. E é normal. Afinal, uma hora uma matéria fala isso, outra hora fala aquilo. E muitas vezes, pode mesmo gerar confusão.

Mas a verdade é a seguinte: de quem é a verdadeira responsabilidade pela sua saúde? Principalmente, sua. Não é mesmo? Pois bem, dito isso, podemos entender que nem sempre esta responsabilidade é de fato levada em consideração. Seja por preconceitos com relação a exames, seja por desconhecimento de possíveis doenças ou efeitos-colaterais, etc.

Os motivos são inúmeros para simplesmente “deixar a vida te levar”. E isto, no longo prazo, pode ser irreversível. E talvez, aquela aposentadoria tranquila que você sempre sonhou, tenha que ser uma mistura de receitas médicas e tratamentos vitalícios. Se você quer evitar isso e garantir mais qualidade de vida, recomendo acompanhar o texto para desmistificar o mundo da “qualidade de vida”.

E, entre alguns fatores que fazem você ter uma vida saudável ou não, estão:

  • Alimentação;
  • Prática de exercícios;
  • Consultas preventivas;
  • Equilíbrio e saúde mental;
  • Atividades para reduzir estresse;
  • Menos excesso de trabalho;
  • Preconceitos ligados aos cuidados pessoais;
  • Visão de longo prazo – o que você faz hoje, reflete amanhã;

Falaremos de cada um destes itens a partir de agora. Acompanhe!

Para ler depois: Estresse no trabalho – Como combater

A alimentação é o princípio de tudo

Vamos começar falando da alimentação? Vamos! Afinal, ela é um fator crucial para que sua vida seja mais (ou menos) saudável. Na verdade, falar sobre alimentação saudável é um clichê. Você deve ouvir e ler em todos os lugares que é importante ter uma alimentação saudável para garantir uma vida mais tranquila. E isto, muitas vezes, entra por um ouvido e sai pelo outro.

Afinal, o que de fato é uma alimentação saudável? Como você pode ter uma alimentação saudável com a correria e compromissos do dia a dia? É muito mais fácil fazer um macarrão instantâneo ou mesmo comer algum lanche de microondas, não é mesmo? E é verdade. É muito mais fácil fazer isso. E quando ouvimos que precisamos ter uma alimentação saudável, ficamos perdidos, sem saber o que fazer e sem saber o que é uma alimentação saudável.

Mas a verdade é que não há segredo neste ponto. O grande “mistério” disso tudo, é manter o equilíbrio, comer o suficiente e nas quantidades certas. E como fazer isso? Uma simples consulta regular com um profissional de nutrição poderá fornecer a luz que faltava para você! Muitas vezes, apenas encaixando alguns alimentos e tirando outros da sua dieta, já é o suficiente para ter mais qualidade de vida.

Esqueça dietas radicais e abandono daquela pizza que você tanto ama. Isso não precisa acontecer! Desde que você tenha um direcionamento no dia a dia para ingerir os nutrientes corretos, sem ser em excesso e sem deixar faltar. Equilíbrio! Esta é a palavra de ordem.

Talvez você já tenha ouvido aquele ditado que diz: “você é o que você come”. Pois bem. Isto é verdade. Considere sempre este aspecto para garantir sua saúde masculina!

saúde masculina

A prática de exercícios precisa acontecer de forma regular

Quer outro clichê que você provavelmente ouve todos os dias? A prática de exercícios. É bem provável que você está cansado de saber que praticar exercícios é importante para o corpo, não é mesmo? E o mesmo vale para o tópico anterior, da alimentação. Equilíbrio é a base!

Se você nunca praticou nenhum tipo de exercício e quiser fazer uma meia maratona em apenas cinco dias de treinamento, certamente não dará certo. E o que acontecerá? Você vai abandonar a prática. Isto é muito normal. Principalmente em academias. O homem começa a treinar, passa-se uma semana ou duas, não vê nenhum resultado no corpo (pelo contrário, só sente-se cansado), e resolve desistir. Isto é comum.

Por isso, a nossa dica é: pratique exercícios e foque na regularidade e na adesão, não nos resultados pra ontem! Esta é uma forma de evitar problemas mais graves, não de remediar. Por isso, vale muito mais a pena você treinar ou se exercitar apenas duas vezes na semana, do que iniciar o processo todos os dias e desistir depois de um mês.

Comece aos poucos, com calma, com exercícios leves e tranquilos. E, claro, sempre com uma supervisão médica, ok? Jamais comece uma prática de exercícios sem se consultar com um profissional da saúde. Afinal, se você já tiver algum problema, ele poderá se manifestar de forma agressiva com uma prática desequilibrada.

Dê tempo ao tempo, pratique exercícios e faça a manutenção da sua saúde masculina.

Para ler depois: Massagem masculina – Benefícios

Se consultar com um médico para prevenção é melhor do que para tratamento

Talvez você já tenha ouvido alguém falar o seguinte: “ir no médico sem doença, é o mesmo que procurar doenças!”. Pois bem, isto não é verdade. Não se vai no médico apenas quando está doente. Se vai no médico, inclusive, para prevenir e aprender a prevenir doenças que podem se manifestar no seu corpo.

A saúde masculina é muito mais do que esperar por ter algum problema e tratá-lo. É preciso entender o seu corpo e saber como funciona o seu sistema biológico. Cada pessoa é única e cada organismo, logo, também é. Por isso, não espere para contrair qualquer tipo de enfermidade para buscar o tratamento ideal.

Coloque na sua rotina uma visita frequente ao seu médico de confiança para que ele possa examiná-lo, pedir exames rotineiros (como exame de sangue), etc. Isto fará com que você possa controlar de forma mais próxima a sua saúde e não ter “sustos” inesperados. Principalmente se você já está em uma idade superior a quarenta anos, zelar pela sua integridade física é fundamental.

Quando você procura um médico rotineiramente, torna-se muito mais fácil de compreender algumas situações. Além de que, a sensação de “segurança” que você constrói é muito positiva para ter energia e motivação para continuar em frente. Imagine você ir no médico e descobrir que está cem por cento saudável? É bom, não é mesmo?

Agora, pelo contrário: imagine ir no médico e descobrir que você estava com um princípio de algum tipo de doença e que, se começar a tratar imediatamente, as chances de cura são praticamente de cem por cento. Interessante, não é? Estas são situações que somente serão possíveis, caso você adote a prática de consultas regulares.

Faça isso. Cuide-se!

Cuide da sua saúde mental para ter dias mais leves

Outro ponto que nem sempre é levado em consideração pela maioria dos homens, mas que faz toda diferença, é a saúde mental. A saúde mental é deixada de lado e muitas vezes alguns homens sequer ouviram falar disso. E este é um erro muito grave, que pode ocasionar uma série de problemas no médio e longo prazo.

Quer um exemplo? Imagine que você está estressado com o trabalho. Agora, imagine que você não faz ideia do motivo disso, apenas sente! O que pode ser? Certamente, algo ligado a sua saúde mental. Alguma coisa não está equilibrada mentalmente e você, no entanto, começa a sentir os efeitos físicos.

A saúde mental está relacionada a muitos fatores externos ao nosso corpo, como cansaço, angústias, ansiedade e falta de motivação. A nossa mente é o que comanda o nosso corpo. Agora, imagine que nosso centro de comando está em desordem e bagunçado. O que vai acontecer? Nossa vida estará da mesma forma e tudo começa a se refletir e se materializar.

Homem, procurar um psicólogo não é nenhuma vergonha pra você. E você não precisa procurá-lo somente quando sentir-se angustiado. Você pode procurá-lo mesmo sentindo-se bem! Afinal, um acompanhamento psicológico não é um “mal necessário”. É uma vantagem e um benefício que você terá para todos os âmbitos da sua vida.

A saúde masculina não depende somente de estar com os exames de sangue em dia. A saúde masculina depende de uma série de fatores. É o conjunto da obra que faz tudo fluir na direção que você quer que flua. Pense nisso!

Leia também: Como diminuir o estresse masculino?

Pratique atividades que lhe deem prazer e diminuem o estresse

A saúde masculina também está ligada a práticas de bem-estar social. Por isso, procure atividades que você ama fazer – que não esteja relacionado ao trabalho! Estes são os famosos hobbies. Qual seu hobby favorito? O que você mais gosta de fazer em momentos sem compromissos?

Há quem goste de jogar bola. Há quem goste de pescar. Há quem goste de assistir futebol. Há atividades para todos os tipos de pessoas. E você precisa encontrar aquela que você mais gosta! A partir do momento que você tem uma atividade dessas, a sua vida tende a ser beneficiada por isso. Pois é neste momento que você poderá se desligar de tudo e de todos. É o seu momento de relaxamento!

Talvez leve algum tempo até você encontrar uma atividade realmente prazerosa pra você. E tudo bem! As coisas não acontecem da noite para o dia, como você já sabe.

saúde masculina

Cuidado com o excesso de trabalho – Todo excesso revela uma falta

Este talvez seja um dos pontos mais delicados quando o assunto é saúde masculina. Esta é uma prática que muitas vezes faz os homens ficarem “cegos” para outros aspectos da vida. Estamos falando do excesso de trabalho. Há quem coloca absolutamente todas as energias no trabalho e é sugado por completo por isso. Mas, tome cuidado.

É claro que em determinadas fases de nossas vidas, queremos alcançar objetivos, conquistar grandes feitos e ganhar muito dinheiro. Isto é normal. Faz parte da sociedade em que vivemos e do sistema em que estamos inseridos. Porém, é fundamental que você tenha ciência disso e entenda que você está inserido em uma grande engrenagem.

Quando há ciência disso, você poderá continuar a fazer todas as suas atividades. Porém, com consciência. E você começa a pensar que por trás disso tudo, ainda há a sua vida, a sua família e os seus amigos. Lembra do equilíbrio? Pois bem, adivinhe! O equilíbrio precisa estar presente, inclusive, em sua vida profissional.

Não deixe o trabalho dominar quem você realmente é. A partir do momento que você precisa mudar completamente o seu jeito de ser, a sua aparência ou o seu estilo simplesmente por ter que entrar no escritório, há algo errado. Reflita. Será que tudo isso vale a pena? E se vale, é a troco de que? Se você notar que sua saúde mental e física estão sendo atingidas por isso, dê alguns passos atrás e recomece.

Lembre-se sempre: Todo excesso revela uma grande falta.

Alguns preconceitos podem fazer você ter uma vida doentia e infeliz

Sabe um dos principais motivos de os homens não se preocuparem com a saúde masculina? Preconceitos. Sim, eles estão presentes em diversos âmbitos da vida das pessoas. E principalmente, da vida dos homens. Infelizmente, o simples fato de ignorar algumas ações e campanhas pode fazer a sua saúde ir por água abaixo.

Quer um exemplo próximo? Novembro azul. Esta campanha ajuda a conscientizar homens para cuidarem e prevenirem o câncer de próstata. E você sabe o principal motivo pela campanha de conscientização? Exatamente, preconceito. Há homens que preferem evitar falar sobre o assunto ou fazer um simples exame. E tudo por motivos de desconhecimento ou piadas entre amigos.

Infelizmente, esta é a realidade. E estamos aqui para alterá-lo e tentar criar uma cultura mais saudável para você, homem. Pois você merece viver bem e feliz!

Quem disse que homem não precisa se cuidar?

Pois é! Boa pergunta, não é mesmo? Quem disse que homem não precisa se cuidar? Esta pergunta, que vem muitas vezes em tom de afirmação, é motivo de muitos problemas no futuro. Um homem precisa sim se cuidar. Precisa ter uma alimentação mais saudável, precisa praticar exercícios e manter a saúde mental em dia. Caso isso não aconteça, diversos outros problemas podem surgir e afetar o seu amanhã.

Que amanhã você quer? Responda esta pergunta para você mesmo e faça uma lista de itens que precisam ser colocados em dia para que isto aconteça!

Zele pela sua qualidade de vida no futuro

E já que estamos falando de amanhã, uma dica valiosa: zele pela sua qualidade de vida no futuro! Este é o ponto que você precisa considerar para encontrar motivação para a prática de exercícios, se alimentar de forma saudável, etc. Muitas vezes, o que você faz hoje, pode não ter reflexo direto no agora. Mas, certamente aparecerá no futuro.

Para exemplificar de forma tangível, façamos o seguinte. Uma compra no seu cartão de crédito certamente não será cobrada no mês em questão. Mas sim, no mês seguinte. E com o seu corpo e sua saúde, não é diferente. Compre saúde hoje, para usá-la amanhã.

Você não é menos homem (nem inferior a ninguém) por não ir trabalhar quando está doente!

Este ponto está diretamente ligado ao ponto sobre excesso de trabalho. Trabalhar demais é sinônimo de que algo está em desequilíbrio na sua vida. E, se você não pode nem se dar ao luxo de descansar em um dia que está doente, certamente a vida cobrará isso em algum momento.

Seu corpo é uma máquina. E, se esta máquina precisa desacelerar e esfriar, não há o que fazer, é preciso aceitar. Se você está doente, por exemplo, não vá trabalhar. Descanse. Recupere suas energias. Deixe seu corpo se acalmar. Afinal, se você não garantir este bem-estar necessário agora, não é no futuro que você o terá. Pense nisso.

saúde masculina

Procure um SPA masculino para momentos de paz e relaxamento

E, por último, talvez uma das melhores dicas no nosso guia sobre saúde masculina. Entre centenas de preconceitos sobre o assunto, está o SPA masculino. Este é um ambiente de extrema importância no dia a dia de quem busca mais qualidade de vida. Em um bom SPA masculino, com ambiente familiar e profissionais capacitados, como o SPA Well-Being, você poderá aproveitar a sua vida e ter momentos de muito conforto e desestresse.

Presenteie-se com uma boa massagem, um descanso merecido, um bom ofurô ou uma sauna. Seu corpo agradece e, claro, sua saúde masculina também!

Cuide-se!

2020-02-14T14:53:07-03:00

Sobre Nós

Acreditamos que todo homem mereça ter um momento de relaxamento e revitalização ao longo da semana. Por isso, criamos o SPA urbano para homens com ambiente estritamente familiar e tradições orientais.