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Sauna antes ou depois do treino? Saiba aqui

Sauna antes ou depois do treino? Esta é uma dúvida muito comum entre as pessoas que praticam atividades físicas regularmente. Mais precisamente para aquelas que praticam de forma intensiva, em ritmo atlético. Desta forma, a sauna pode entrar na experiência como uma forte aliada para uma série de benefícios.

Talvez você já tenha percebido, mas a grande maioria das academias em grandes centros e com muitos alunos, geralmente possui uma sauna integrada. E não é por acaso. Esta é uma atividade complementar ao treino que pode fortalecer e potencializar ainda mais as atividades que você pratica.

No entanto, é preciso levar alguns critérios em consideração antes mesmo de sair aceitando qualquer desafio ou proposta. Fazer sauna é bom, sim. Assim como praticar exercícios físicos. No entanto, fazer “às cegas” pode não ser positivo, pois seu corpo exige certo preparo que, se não estiver em dia, pode ser uma experiência negativa. No texto de hoje, vamos te ajudar a entender melhor!

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sauna antes ou depois do treino

Sauna antes ou depois do treino?

Fazer sauna antes ou depois do treino é algo que você precisa saber antes de começar a atividade. De início, podemos afirmar que as duas formas possuem benefícios excelentes. Desta forma, tudo dependerá do estilo do seu treino, intensidade e objetivo.

E para fazer uma rápida associação, este mesmo critério precisa ser levado em consideração também em treinos de academia. Por exemplo, se o seu objetivo for o ganho de massa muscular, o treino precisa ser de musculação, levantamento de peso e desenvolvimento de força. Agora, se o seu objetivo for perder peso, exercícios aeróbicos são muito importantes.

E para entender um pouco mais sobre a sauna, basta considerar este mesmo senso criterioso. Desta forma, podemos concluir que é bom fazer sauna antes ou depois do treino. Porém, dependendo do seu objetivo, uma ou outra serão mais indicadas e consideráveis. Veja só:

Antes

Para quem pretende fazer sauna antes do treino, os benefícios estão todos baseados na preparação e aquecimento muscular. A sauna é considerada uma excelente aliada para “enganar” o corpo ou as funções biológicas de uma certa forma. Afinal, quando o corpo percebe um aumento de temperatura, os batimentos cardíacos começam a aumentar também. E o ciclo inicia-se.

Desta forma, podemos resumir uma sauna antes de um treino como uma excelente forma de aquecimento. Afinal, o corpo começa a liberar hormônios e nutrientes para as células, de uma forma preventiva. Ou seja, você já chegará no treino com os músculos devidamente quentes e com chances reduzidas de sofrer uma lesão.

A sauna antes do treino, então, é indicada para quem busca uma performance alta na academia. Pois será possível fazer mais força, suar mais, queimar mais calorias e, consequentemente, atingir os objetivos propostos. Seja a queima de gordura ou seja o ganho de massa muscular.

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Depois

Já para quem planeja a sauna depois do treino, os benefícios também são muito interessantes. Da mesma forma que a atividade prepara para o treino (pré-treino), aquecendo músculos e o corpo em si, ela é uma excelente aliada no descanso dos mesmos.

E isto vai de encontro com o objetivo da maioria das pessoas de forma geral: relaxar. O relaxamento que uma boa sauna pode proporcionar é muito grande. E isto é ótimo para o corpo se recuperar depois de uma alta carga de treinos, seja de queima de gordura, seja de ganho de massa muscular.

Quando você expõe seu corpo a sauna, muitas atividades começam a acontecer com os nutrientes e hormônios do corpo. Por exemplo, a alta carga de impacto nos músculos pode ser tranquilamente amortizada em alguns minutos na sauna. Pois o corpo entrará em um estado muito mais receptivo de tranquilidade. E ao fim de um treino regular, muitas vezes isto é tudo que você precisa.

Ou seja, a sauna depois do treino é uma forte aliada para o descanso. A circulação do sangue melhora, os músculos se acalmam, a pele fica menos flácida e até mesmo seu ânimo melhora. Tudo isso para que você esteja pronto para o dia ou finalize-o bem, caso pratique seus exercícios a noite.

Mas, assim como qualquer atividade, a sauna precisa ser encarada com responsabilidade. Ela possui benefícios, que vamos listar abaixo. Mas, também precisa de cuidados. Seja se você é um atleta ou um entusiasta, é importante saber. Acompanhe!

sauna antes ou depois do treino

Benefícios da sauna antes ou depois do treino

Agora que você já entendeu um pouco da diferença entre sauna antes ou depois do treino, está na hora de entender um pouco mais sobre a atividade de forma geral. A sauna é muito benéfica em diversos sentidos. Principalmente para quem já estimula o corpo e os músculos de outras maneiras.

A sauna pode ser uma excelente complementação do treino. Ou uma excelente preparação para ele. Trabalhar em conjunto muitas vezes é muito mais vantajoso do que praticar as atividades de foram distinta. Como você sabe, o corpo masculino é uma máquina. Visto que é uma máquina, alguns sistemas só trabalham de forma inteligente quando os estímulos certos são gerados.

Por exemplo, se o seu treino é para a perda de peso, é muito importante que você estimule esta queima de forma que o corpo entenda.

Se você correr na esteira todos os dias por 1 hora em determinada velocidade, com o passar do tempo, haverá uma zona de conforto para a queima de gordura. Pois o corpo se condicionará aquilo e você até terá resistência, mas não terá estímulos suficientes para perder gordura.

Este exemplo pode ser comparado a um carro arrancando na primeira marcha ou andando tranquilamente em uma rodovia em velocidade constante. A velocidade constante, no caso, gastará menos combustível do que as arrancadas. E é assim que o corpo funciona. É preciso combinar atividades e fazê-lo sair da zona de conforto o tempo inteiro.

E a sauna é ótima para isso. Seja antes ou depois do treino. Veja alguns benefícios que você terá ao praticá-la:

1- Melhora a circulação sanguínea

A circulação sanguínea é fundamental para que um treino seja eficiente ou deficiente. Quanto mais fluída for a circulação, melhor será o desempenho. Pois o sangue fornece os nutrientes necessários para as células que estão trabalhando naquele momento. E, se esta circulação não for boa, automaticamente o seu rendimento cairá. E isto acarreta em poucos resultados.

Neste sentido, a sauna poderá ser uma excelente aliada antes ou depois do treino. Antes, pois seu sangue estará aquecido e estará em bom estado para iniciar o treino. Depois, para liberar e dilatar os vasos e proporcionar um relaxamento muscular muito maior e importante para a recuperação.

Além de que uma boa circulação sanguínea ajuda muito o corpo a estar menos rígido. Isto evita inchaços e sensações de pouco movimento em juntas, dobras e músculos.

sauna antes ou depois do treino

2- Relaxamento muscular

Este benefício é autoexplicativo. Uma sauna antes ou depois do treino faz com que o relaxamento muscular esteja presente. Neste caso, o fim do treino pode significar um desgaste enorme no tecido muscular. O que pode levar horas e até dias para ser reestruturado, pois as micro lesões causadas pelo impacto do peso levantado precisam “cicatrizar”. E elas só conseguem isso se houver um relaxamento.

Por isso, um dos benefícios ótimos da sauna após uma sessão intensa de treinos, é justamente descansar, se recuperar e relaxar os músculos de uma forma que não conseguiria em outro lugar. A dilatação dos vasos e circulação sanguínea renovada vai aumentar a distribuição dos nutrientes no seu corpo. E, com eles no lugar certo, certamente você se sentirá muito melhor.

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3- Alívio de dores reumáticas

Se você possui problemas relacionados a dores reumáticas ou nas costas, a sauna pode ser uma excelente opção para condicionar seu corpo de uma melhor forma. Ainda mais se você pratica exercícios físicos intensos. Pois neste caso, o desgaste pode ser tão grande que as dores podem impedir o seu rendimento.

Neste caso, a sauna entra como uma ótima aliada para ajudar a combater este quesito. O corpo entre em um estado puro de transpiração e renovação. E isto é uma ótima maneira de eliminar toxinas que estejam presentes em poros que, como consequência, podem nos deixar com fortes sensações de esgotamento.

4- O sono fica muito melhor

Todo mundo sabe que treinar forte e se alimentar bem é importante para uma vida mais saudável. Porém, poucos se lembra de que dormir bem e com tranquilidade é tão importante quanto. O sono é um aliado direto na reconstrução do corpo. Afinal, é somente dormindo que estamos, de fato, desligados. E quando estamos desligados, diversas funções biológicas começam a acontecer que, por si só, não podem acontecer quando estamos acordados.

O corpo é uma máquina de energia que precisa ser dosada. É claro que poderíamos treinar mais, trabalhar mais, praticar mais. Porém, o descanso é tão importante quanto tudo isso. E a forma muitas vezes pejorativa que o descanso é visto, faz com que uma atividade tão importante seja menosprezada.

E uma boa sauna antes ou depois do treino pode fazer com que você durma muito melhor. Afinal, depois de uma alta carga de treinos o corpo ficará esgotado. E este esgotamento só será novamente equilibrado quando houver o descanso merecido e correto.

exercício físico

5- Redução da fadiga

A fadiga talvez seja um dos principais empecilhos para quem quer treinar forte. Muitas vezes o corpo até tem energia e está em um estado receptivo para exercícios. Porém, a fadiga pode atrapalhar muito. No caso de levantamento de peso ou exercícios para massa muscular, o músculo treinado sofrerá muito impacto. E, por vezes, ele não terá a força suficiente para seguir em frente.

A sauna ajudará, inclusive, nesta reconstrução. Se os seus treinos forem intensos e todos os dias, é ainda mais recomendado que você busque uma forma de recondicionar os músculos. E a redução da fadiga é um dos ótimos benefícios que uma boa sauna poderá proporcionar no corpo de quem treina e mesmo de quem não treina!

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Sauna seca ou a vapor?

Existem dois tipos de sauna: seca ou a vapor. Ambas podem ser entendidas como um espaço de calor excessivo para que o corpo tenha ótimos benefícios. A sauna seca, basicamente é construída de forma que o ambiente aqueça com pedras, onde as temperaturas podem chegar até 80˚C. Já a sauna a vapor produz umidade, que pode chegar a 100%. E isto faz com que o calor aumente.

Ambas são ótimas para quem é atleta ou treina constantemente em academias. E não há muito “segredo” na hora de escolher. O gosto pessoal, neste caso, é o mais indicado. Onde você se sentir bem, você deve frequentar. No entanto, há sim uma tendência de que em locais mais frios, a sauna seca seja mais utilizada.

Na prática, os benefícios no corpo são os mesmos. Pois a exposição a temperaturas que o corpo entre em estado de alerta é a mesma. Tudo vai depender do local que você escolher ou estiver ao seu alcance. Mas você não precisa se prender ou se limitar a um tipo. Experimente, faça testes e tire seus próprias conclusões.

exercício físico

A alimentação é muito importante

Antes mesmo de entender se a sauna será melhor antes ou depois do treino, é fundamental que você entenda que a alimentação será um ponto crucial e fundamental para o processo! Talvez você já tenha ouvido aquela expressão, “nós somos o que comemos”. E isto é uma verdade. Pois se não nos alimentarmos bem, nada terá os impactos positivos que deveria ter.

Nem sauna e nem treinos pesados terão resultados positivos se você não ingerir os nutrientes que o corpo precisa. Por exemplo, se o seu treino for de aumento de massa muscular, você precisará ingerir alimentos ricos em proteínas e com boas porções de carboidrato. Ou seja, energia e construção para que o treino seja efetivo.

Caso você não consuma isso, dificilmente o corpo mostrará os efeitos físicos. Pois quando os tecidos e células são colocados em condições extremas, eles precisam buscar “combustível”.

No caso, a comida. E quando não encontram, vão buscar em locais do corpo. Então, se você não se alimentar bem, um treino de ganho de massa muscular pode ser tornar em um treino de perda de peso e de massa magra.

E o mesmo vale para a sauna. Seja antes ou depois do treino, você precisa se alimentar bem para que não ocorram desequilíbrios nutricionais.

E o que antes poderia ser um enorme benefício, pode facilmente se tornar em um dano. Veja alguns exemplos do que comer antes e depois da sauna:

  • Antes: Frutas e verduras com água, cálcio, ferro, proteínas leves e carboidratos magros;
  • Depois: Alimentos com sódio, alimentos com fibras e proteínas;

Antes ou depois, evite comidas com gorduras excessivas ou que sejam pesadas para a digestão.

Sempre procure profissionais antes de começar qualquer atividade de saúde

Antes mesmo de começar qualquer atividade, é de suma importância que você busque por profissionais especializados para te ajudar. Fazer sauna antes ou depois do treino vai depender de uma série de questões que você precisa levar em consideração. Além do que mencionamos no texto, é importante entender como o seu corpo funciona.

E para isso, consultas regulares com nutricionistas, preparadores físicos e cardiologistas é mais do que importante. Somente eles poderão avaliar o seu estilo e indicar as melhores práticas. E isto não está somente relacionado com a sauna em si. Está relacionado também com a prática de atividades físicas.

Há quem acredite que praticar atividades físicas é um benefício, independente de qualquer coisa. Mas isto não é verdade. É claro que é fundamental nos movimentarmos. Porém, é importante também entender o nosso corpo e nossas limitações. Por isso, sempre considere uma avaliação de um profissional da saúde em qualquer área que você resolva experimentar.

A sauna antes ou depois do treino precisa ser um local confortável

Um dos pontos mais importantes para sentir-se confortável em fazer sauna antes ou depois do treino, é encontrar um local que faça bem para você. Há muito preconceito e falta de conhecimento acerca de cuidados masculinos, onde a maioria dos homens acaba não dando o devido valor para algo tão importante.

E encontrar um espaço em que possa haver profissionalismo e uma boa recepção é muito importante para quebrar estes tabus. Pois isso, se você não se sentir confortável em fazer sauna na própria academia ou em um local que tenha um aspecto mais público, considera suas opções.

O Spa-Well Being estará sempre de portas abertas para que, juntos, possamos construir níveis de bem-estar elevados para a sua saúde. Seja se você for atleta ou mesmo que você seja um entusiasta do assunto, nossos espaços são privativos, dedicados e feitos do jeito que você precisa!

2019-11-18T12:41:47-03:00

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Acreditamos que todo homem mereça ter um momento de relaxamento e revitalização ao longo da semana. Por isso, criamos o SPA urbano para homens com ambiente estritamente familiar e tradições orientais.