fbpx

Sauna Emagrece? Quais os benefícios? Devo fazer?

Será que sauna emagrece? Esta é uma dúvida extremamente recorrente por pessoas que buscam uma atividade de alto impacto no corpo. Seja para emagrecer, seja para manter a saúde em dia ou seja para tonificar os músculos (como academia). Porém, o importante aqui é entender que a sauna não só emagrece, como garante uma série de outros benefícios relacionados a sua saúde de forma geral.

Considerar somente o emagrecimento talvez não seja a melhor circunstância de avaliação. Afinal, diversas outras atividades também podem fazer você emagrecer, não é mesmo? Porém, a sauna pode sim ser utilizada com esta finalidade, desde que você tenha todos os requisitos básicos para fazê-la de forma saudável e equilibrada. E isto é importante. Afinal, atividade nenhuma pode ser feita sem equilíbrio e sem orientações profissionais, não é mesmo?

Por isso, nossa primeira recomendação geral neste texto, é: faça sauna, mas sempre com acompanhamento médico, nutricional e técnico. Esta é uma forma de garantir a sua saúde e não impacta-la de forma negativa. Principalmente se você nunca praticou uma atividade semelhante, ok? Assim, sendo, vamos entender um pouco mais sobre os benefícios da sauna e como ela age no seu corpo de forma geral.

Acompanhe!

Para ler depois: Melhor sauna e SPA de SP.

sauna emagrece

Sauna Emagrece? Veja como esta atividade age no seu corpo

Sauna emagrece? Sim, sauna emagrece. E este é um dos principais atributos que ela pode proporcionar no seu corpo, se este for o seu objetivo. Esta é uma atividade que age no seu corpo de fora para dentro. Ou seja, você poderá expor o seu corpo a temperaturas “agradáveis” para o metabolismo trabalhar de forma mais rígida e mais eficiente. E isto, automaticamente, poderá resultar em excelentes benefícios relacionados ao emagrecimento. Mas, isto não é tudo.

A suna é indicada para que você realmente curta o momento e aproveite para relaxar. Ou seja: que exercício faz você emagrecer mesmo estando parado? Nenhum, não é mesmo? Pois bem, esta característica chama muita atenção das pessoas, principalmente daquelas que não podem acelerar os batimentos cardíacos por um motivo ou por outro. O que é realmente incrível é que estas pessoas também tem uma grande oportunidade de cultivar saúde através de atividades como a sauna!

Legal, não é mesmo? Pois bem, a partir de agora, vamos entender um pouco mais sobre como a sauna pode ajudar você também, através de excelentes benefícios. Acompanhe!

Quais são os principais benefícios da sauna?

Que sauna emagrece, você já sabe. No entanto, este é apenas um dos benefícios que ela pode proporcionar no seu corpo. O que é realmente incrível! Afinal, existem exercícios focados para todas as áreas do corpo e eles, automaticamente, auxiliam em diversas outras questões. E com a sauna, não é diferente. Porém, aqui você poderá sentar-se tranquilamente e relaxar, aproveitando o momento e concentrando-se apenas em pensamentos positivos.

O relaxamento pode ser tão saudável para o corpo, quanto a prática de exercícios aeróbicos intensos, por exemplo. Parece contraditório, mas não é. Mas, é claro que há uma grande diferença entre sedentarismo e relaxamento, ok? Não podemos confundir ambas as situações e, ao mesmo tempo, não precisamos encontrar uma melhor e uma pior atividade. Tanto exercícios intensos quanto exercícios de relaxamento são importantes para o corpo.

E, se pudéssemos recomendar algo para você, recomendaríamos praticar diversas atividades para que seu corpo tenha cada vez mais saúde. E, com tantos benefícios que a sauna pode oferecer, conseguirá de fato “encontrar” saúde. Veja alguns dos principais aspectos positivos da sauna:

  • Perda de peso – Você poderá emagrecer;
  • Melhorias consideráveis no seu sono;
  • Limpeza da pele;
  • Desintoxicação de poros;
  • Prevenção de doenças respiratórias;
  • Relaxamento muscular para seu corpo;
  • Fluxo sanguíneo equilibrado;

Falaremos sobre cada um destes aspectos a partir de agora. Quer se aprofundar e entender tudo sobre o assunto? Então, acompanhe. Afinal, agora que você já sabe que sauna emagrece, nada mal poder incluir ainda mais motivos para você de fato praticar a atividade, não é mesmo?

A perda de peso é um dos principais benefícios

Um dos principais benefícios da sauna, como você já sabe, é a perda de peso. Devido as temperaturas altas e vapores (dependendo do estilo da sauna), o seu corpo entrará em estado de metabolismo acelerado. E o metabolismo acelerado é justamente o que faz as gorduras serem consumidas, pois o corpo está precisando de energia e vai buscar justamente nestes estoques (barriga, pneus, braços, etc).

Se o seu objetivo é de fato perder peso com saúde, a sauna pode ser uma excelente aliada. Mas, como sempre, recomendamos que você consulte-se antes com um médico de sua confiança e entenda como anda a sua saúde de forma geral. É importante garantir que outros problemas não surgirão. E, além disso, é importante que você também ingira os alimentos certos para que o procedimento tenha mais efeito.

Veja nosso artigo sobre quais os melhores alimentos para fazer sauna!

Melhorias consideráveis no seu sono

Depois das questões metabólicas e de emagrecimento, a sauna poderá oferecer a você a chance de melhorar o seu sono. Como você sabe, o sono é um dos principais responsáveis pela nossa qualidade de vida e energia do dia a dia. Quanto melhor conseguirmos dormir, mais poderemos render no trabalho, na faculdade ou em casa. E até parece contraditório, não é mesmo?

Afinal, comparar rendimento à dormir nem sempre é o que fazem os “especialistas” de rendimento no trabalho. Mas, é a pura verdade: somente quem dorme bem pode construir um rendimento de alto nível. Esqueça aquele romantismo de trabalhar 16 horas por dia para isto ser sinônimo de rendimento. Pois não é. Isto é sinônimo apenas de trabalho excessivo. O que poderá levar você a quadros de estresse no médio e longo prazo.

Qualidade de vida deveria ser o foco principal de quem busca “métodos” de render mais. E a sauna poderá ajudar você a ter justamente esta qualidade de vida incrível. Ela garante que você deitará na cama muito mais tranquilo e com a mente muito menos agitada. E isto por si só já garante uma noite de sono mais tranquila.

Incrível, não é?

sauna emagrece

Limpeza e desintoxicações da pele

A limpeza de pele é outro benefício incrível da sauna. A sauna emagrece, sim. Mas ela também é repleta de muitos outros benefícios “escondidos”, como este. Afinal, quem de fato se preocupa com uma boa limpeza de pele? Esta é uma ação que muitas vezes é menosprezada pelos homens. Mas não deveria. Afinal, é com uma boa limpeza de pele que garantimos um fluxo melhor das células.

Além de que a desintoxicação e eliminação de toxinas pode fazer o seu dia realmente muito melhor. Não seria incrível sentir todos estes benefícios, principalmente quando alocados no médio e longo prazo? Pois bem, experimente tudo isso em uma boa sauna, como no Spa Well-Being, e você verá os resultados incríveis.

Prevenção de doenças respiratórias

Você sabia que uma boa sauna pode ajudar inclusive a prevenir doenças respiratórias? Pois bem, isto acontece por alguns motivos. E o principal deles, é pela questão das limpezas e desintoxicações do corpo de forma geral. As temperaturas das saunas fazem com que seu corpo transpire de uma forma que as impurezas acabam sendo eliminadas. E isto é realmente incrível, pois é uma maneira natural de colaborar com a saúde do seu organismo.

E no caso das vias aéreas, o mesmo acontece. Quanto mais limpas elas estiverem, mais elas poderão trabalhar de forma efetiva e sem comprometer outras áreas do corpo. Doenças respiratórias são realmente complicadas. E tratá-las nem sempre é um processo fácil. Por isso, nada melhor do que prevenir, não é mesmo?

Mas, como sempre, nunca faça auto-diagnósticos, ok? Sempre procure o aval de um profissional e de um médico para que a recomendação seja realmente apropriada para seu corpo e organismo.

Mais relaxamento muscular para seu corpo

Outro benefício importantíssimo para seu corpo, é o relaxamento muscular. Talvez você nem faça ideia disso, mas o relaxamento é considerado um dos principais aspectos do ponto de vista de qualidade de vida. Quanto mais tenso seus músculos estiverem, mais eles poderão sofrer lesões físicas e mais você poderá ficar ansioso e estressado. E, obviamente, sua saúde mental também é comprometida.

Sauna emagrece e ainda pode proporcionar muito relaxamento muscular. Não é incrível quando a mesma atividade pode proporcionar tantos benefícios ao mesmo tempo? E, além disso, o relaxamento poderá ser responsável direto pelo seu rendimento no trabalho. Esta é mais uma característica de produtividade que não vai de encontro ao que a maioria das empresas pregam. Afinal, como que relaxar pode ser sinônimo de produzir? É o que eles pensam…

Quanto mais tranquilo seu corpo estiver, mais ele estará propício a desempenhar as atividades de formas produtivas. Ou seja: o descanso é mais do que fundamental para que diversos outros aspectos da sua vida funcionem de forma ordenada e equilibrada. Pense nisso!

Fluxo sanguíneo muito mais equilibrado

Além de todos estes benefícios, você ainda poderá ter um equilíbrio no seu fluxo sanguíneo! Isso mesmo. Esta é mais um incrível elemento que uma boa sauna poderá proporcionar para o seu dia a dia. O fluxo sanguíneo, como você sabe, acontece de forma natural principalmente se as artérias estiverem limpas. E, claro, o próprio sangue em si precisa estar devidamente saudável.

Pois bem, a sauna faz com que as artérias se dilatem um pouco mais, oferecendo uma fluidez muito melhor ao sangue que corre por suas veias. E, assim, levando os nutrientes por todo seu corpo de forma muito mais ativa e coesa. Ou seja: é um ganha-ganha. Pois, além de você ter o seu sangue fluindo melhor, terá diversos nutrientes sendo entregues da forma correta pelo seu corpo.

E, como você sabe, só há benefícios em ter os nutrientes devidamente entregues e espalhados pelo seu corpo! Por isso, proporcione mais qualidade e saúde para você e procure uma boa sauna para obter todos os benefícios exemplificados aqui. E, se você ainda está com dúvidas a respeito do assunto, entenda melhor se a sauna é realmente para você. Veja abaixo.

Para ler depois: Sauna antes ou depois do treino?

sauna emagrece

Será que você deve fazer sauna?

Bom, já entendemos que sauna emagrece e que proporciona uma série de outros benefícios para o corpo. Porém, será que você deve, de fato, fazer sauna? Esta é uma questão delicada e que envolve outros aspectos. Por exemplo, um deles é a sua saúde em si. Se você estiver buscando uma atividade para ficar mais saudável, é fundamental consultar-se com um médico para entender o que você deve fazer.

Por mais que a sauna não precise ser considerada um tratamento (pode ser considerada apenas lazer), a sua saúde vem sempre em primeiro lugar. Por isso, considere os seguintes critérios para que você possa começar a fazer sauna de forma saudável. Acompanhe.

Consulte-se com um médico e entenda suas necessidades e limites

O primeiro passo para que você comece a fazer sauna de forma saudável é, logicamente, consultando-se com um médico. Este ponto é crucial para que tudo transcorra de uma forma positiva. Por mais que a sauna tenha muitos benefícios, conforme mencionamos durante o texto todo, é importante entender que cada pessoa é única. Logo, cada organismo reagirá de uma forma específica a temperaturas e umidades.

E isto vale para todas as atividades físicas que você venha a desempenhar, ok? Sempre procure um profissional médico para orientá-lo sobre intensidades e frequências. Quanto mais personalizado for seu projeto, melhor!

Qual seu objetivo em fazer sauna? Tenha isto bem claro

O segundo ponto para entender se a sauna é o ou não para você, é fazendo uma pergunta: qual seu objetivo com a sauna? Este ponto é fundamental que seja respondido de forma clara, pois só assim você poderá ir acompanhando os resultados e medindo os efeitos que a sauna estará proporcionando no seu corpo. Afinal, se você não souber onde quer chegar, qualquer lugar está ótimo, não é mesmo?

Este é um ditado popular, mas que faz total sentido. Por isso, tenha objetivos claros para sua prática de sauna. Seja a necessidade de emagrecer, seja a necessidade de ter um melhor fluxo sanguíneo ou seja por puro lazer. Não importa. O que importa, é ter um objetivo para que você tenha motivação para continuar sempre. Afinal, os resultados de médio e longo prazo serão sempre os melhores. Pense nisso!

Comer bem e comer certo é imprescindível para você fazer sauna

Outro ponto fundamental para considerar na hora de começar a fazer sauna, é a alimentação. Na verdade, a alimentação é considerada “carro chefe” de todo nosso organismo. Você já ouviu aquele ditado “a gente é o que a gente come”? Pois bem, ele é uma verdade. E por isso, é fundamental você ter muitos nutrientes e vitaminas para que seu corpo não sofra e não perca substâncias importantes durante uma sessão de sauna.

A suna exige muito do corpo. Por mais que você fique sentado, saiba que o organismo trabalha duro para equilibrar as temperaturas. E durante este processo é que o metabolismo acelera, faz você perder peso, ganhar resistência e melhorar sua condição de forma geral. Porém, tudo isso só será possível se o corpo estiver bem preparado energicamente. Comer bem e comer certo é talvez um dos pontos mais importantes do processo.

Confira aqui nosso artigo sobre alimentos para sauna.

Por isso, nunca descarte a ajuda de um profissional de nutrição. Quanto mais adequada e fortificada forem as suas refeições, melhores resultados a sauna oferecerá. Engana-se quem pensa que para emagrecer, precisa parar de comer. Na verdade, precisa-se comer certo. E por isso, um nutricionista é imprescindível, ok?

Para ler depois: Sauna masculina – Benefícios.

Concilie a sauna com outras atividades físicas

A sauna é fantástica. Porém, ela pode ficar ainda melhor quando conciliada com outros exercícios e atividades no dia a dia. E o que isto quer dizer? Quer dizer que, com o tempo, você poderá fazer uma mistura de atividades para potencializar a prática da sauna. Por exemplo, poderá fazer algum exercício aeróbico, talvez musculação ou até mesmo alguma outra atividade em um bom Spa.

Quanto mais você conseguir extrair do seu corpo, mais forte ele ficará com o tempo. Porém, isto pode soar como “receita mágica” para muitas pessoas. Mas não é. Isto leva tempo. E, além de tempo, você precisará começar aos poucos. Não extraia tudo do seu corpo no primeiro mês de atividades. Comece devagar para conseguir ter regularidade e adesão. Este talvez seja grande “segredo” dos bons resultados.

E, obviamente, sempre faça isso com a observação e aval dos responsáveis que já citamos durante o texto: médicos, nutricionistas, técnicos, etc.

frequentar um spa

Concilie a sauna com outras atividades relaxantes – Frequente um SPA

E, por último, além de conciliar a sauna com outras atividades como aeróbicos ou musculação, você poderá conciliá-la com atividades de relaxamento. Sair da sauna e ir para uma sessão de massagem pode ser tudo o que seu corpo precisa depois de um longo e cansativo dia de trabalho.

E, para ter todos estes benefícios, nada melhor do que encontrar um espaço amplo e dedicado ao seu bem-estar. O SPA Well-Being é um SPA dedicado cem por cento a homens. Em um espaço familiar e extremamente profissional, você poderá relaxar dedicar-se somente a você!

Aproveite o máximo de um ambiente de SPA e cuide-se!

2020-02-28T14:28:33-03:00

Sobre Nós

Acreditamos que todo homem mereça ter um momento de relaxamento e revitalização ao longo da semana. Por isso, criamos o SPA urbano para homens com ambiente estritamente familiar e tradições orientais.